Problemática do lixo em Fortaleza volta a ser debatida na Câmara

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

Na quarta-feira (3) a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza foi utilizada por parlamentares para falar novamente acerca da problemática do lixo em Fortaleza. Questões como a falta de fiscalização sobre a destinação de resíduos sólidos oriundos das obras da prefeitura, a falta de coleta nos bairros, a criação de uma lei que penalize as pessoas que jogarem lixo na rua, entre outros assuntos, foram debatidos veementemente.

De acordo com o vereador Ronivaldo Maia (PT), além da prefeitura não estar fazendo a sua parte em relação ao recolhimento do lixo, em três anos de gestão não lançou nenhuma campanha publicitária de conscientização de boa educação ambiental. O parlamentar afirmou que durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio foram economizados 115 milhões, dinheiro que seria pago as empresas coletoras.

Na ocasião o vereador Carlos Mesquita (PROS) entrou em defesa da gestão municipal e deu como exemplo a cidade de Curitiba, que está entre as 28 cidades mais limpas do mundo. O vereador acredita que o descarte do lixo fora do dia é feito de propósito, pois em cada bairro tem um ponto de coleta. “As pessoas não colocam os resíduos nos dias das coletas. O prefeito e o secretário João Pupo criaram os Ecopontos, para que a população tenha mais uma opção de coleta seletiva. Acredito ser uma ação orquestrada para denegrir a imagem do prefeito”, disse.

problemtica do lixo  2

Já Marcus Teixeira, vereador do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), informou que para tentar solucionar a problemática do lixo na cidade tem conversado com juristas para criar uma lei que penalize as pessoas que cometem esse tipo de infração. “Estamos elaborando um projeto e queremos contar com a participação da população para punirmos aqueles que jogam lixo nas ruas da cidade”, destacou.

Segundo Marcus, a sugestão é de que a população possa através de um celular bater uma foto ou filmar a pessoa e a placa do carro, e estas serem enviadas ao órgão competente. O vereador pontuou que a multa seria aplicada no carro. “Precisamos aumentar a fiscalização e punir aqueles que sujam a nossa cidade”, ressaltou.

E você o que acha, a problemática do lixo em Fortaleza é é culpa da administração municipal ou da população? O No Pátio quer saber a sua opinião.

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter