Promover a mobilidade urbana sustentável, permitindo aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente, aos espaços urbanos, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Esse é o objetivo do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral, que teve os estudos técnicos e pesquisas de campo para o seu desenvolvimento iniciados nesta semana.
A iniciativa está sendo coordenada pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades II), da SCidades, mediante empréstimo firmado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e estão a cargo da IDOM Consultoria Ltda., contratada pela Secretaria, para assessorar os municípios na elaboração de seus planos.
De acordo com informações da Prefeitura de Sobral, até o dia 07 de dezembro serão realizadas pesquisas nas ruas, ônibus e metrô, além de pesquisas telefônicas, com intuito de entender as necessidades de mobilidade da população do município.
Ainda segundo a prefeitura, os trabalhos de campo são importantes para identificar a origem e destino dos usuários, horários de pico, concentração de pessoas, polo geradores de tráfego, principais vias de interseção e congestionamento e conflitos de uso.
No processo, a SCidades disponibiliza apoio técnico da Unidade de Gerenciamento do Programa Cidades II e do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) que atuam com o objetivo de modernizar a gestão municipal, dotando as prefeituras de instrumentos atualizados de planejamento e ordenamento de seu território, promovendo a mobilidade urbana sustentável que permita aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente aos espaços urbanos.
Após o diagnóstico da dinâmica do trânsito de Sobral será realizada uma audiência pública para apresentação de propostas e validação, que posteriormente culminará na realização de um projeto de lei.
Além de Sobral, na próxima semana serão iniciados os trabalhos de campo relacionados às pesquisas e coleta de dados para subsidiar a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios Coreaú (24 e 25/11), Forquilha (28 e 29/11) e Aracati (01 e 02/12). O investimento total, para os quatro municípios, somam um valor de R$1.558.781,01, com prazo de execução de dez meses.
Fotos: Reprodução.