Em janeiro deste ano, consumidores foram pegos de surpresa com reajustes de planos de saúde acima da inflação. O Procon Assembleia constatou que essa prática vem mesmo acontecendo e alerta que o usuário deve ficar atento para as regras que regem os aumentos.
A advogada do Procon Assembleia, Raíssa Pontes, ressalta que as operadoras dos planos de saúde alegam aumento da sinistralidade (relação entre o número de procedimentos acessados pelo beneficiário e o valor pago pela empresa para o plano de saúde) para justificar os reajustes.
A advogada explica que, em relação aos planos coletivos por adesão, o reajuste anual é regido e fundamentado de acordo com a negociação feita pela empresa contratante e pela operadora de saúde que foi contratada.
Já em relação aos reajustes dos planos por mudança de faixa etária, o consumidor deve consultar a resolução nº 63/2003, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Raíssa Pontes alerta que, se o consumidor perceber que o reajuste está muito alto e constatar que as regras estabelecidas para os aumentos não estão sendo cumpridas, deve procurar o Procon para que seu caso seja analisado.
Para tirar dúvidas ou saber mais sobre o atendimento do Procon Assembleia, o consumidor pode ligar para os telefones: (85) 3277.3790, 3277.3791, 0800.2752700, ou enviar um e-mail para proconassembleia@al.ce.gov.br
Fotos: Reprodução