De acordo com o Procon Fortaleza, somente em 2015 foram registrados 17.162 atendimentos. Um aumento de 15% em relação a 2014, quando foram contabilizadas 14.579 reclamações. Embora nem todo atendimento resulte em reclamação fundamentada, que é a abertura de processo administrativo contra as empresas, o índice de casos que vão parar na Justiça ainda é grande.
No ranking das empresas mais reclamadas pelos fortalezenses no ano passado estão operadoras de cartão de crédito, de telefonia fixa e móvel, bancos e empresas de TV por assinatura, que lideram as reclamações. Diariamente são dezenas de queixas recebidas pelo órgão.
Segundo o Procon Fortaleza, muitas vezes o problema é resolvido antes mesmo de tornar-se um processo, possibilitando maior agilidade e menos transtorno para as partes. Do total de 17.162 atendimentos em 2015, pelo menos 4.020 resultaram em reclamação fundamentada, que é o quantitativo utilizado pelo Sindec para a elaboração do ranking. Nestes casos, o órgão teve que realizar audiências de conciliação com acompanhamento jurídico para solucionar o problema.
Das 4.020 reclamações fundamentadas, 2.323 foram resolvidas em audiência de conciliação, o que confere um percentual de 58% de resolutividade. No restante (1.697), não ocorreu acordo entre as partes.
O cadastro de reclamações fundamentadas é divulgado anualmente pelos Procons. Os dados são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, como determina o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, explica que o cadastro de reclamações fundamentadas é como uma lista negra da má prestação de serviços e produtos. “O consumidor deve consultar sempre a lista para saber as empresas que mais desrespeitam os direitos do cidadão”, comentou. A diretora também alerta que os consumidores devem evitar a compra nesses locais, minimizando possíveis transtornos e aborrecimentos.
No ranking dos mais reclamados, estão entre os dez principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (374), 28 (185), Coelce (159), Bradesco (126), Itaú (132), Sky (124), Cagece (93), Via Varejo S/A (62), Claro (61), e Samsung (61).
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