Hoje é o Dia Mundial dos Descontos ou Black Friday, como é mais conhecido. São muitas lojas e sites de todo o País participando da mega liquidação inspirada na ação tradicional dos Estados Unidos. Parte do comércio já se adiantou e a propaganda das ofertas já pode ser vista em todos os meios de comunicação.
Em anos anteriores, muitos consumidores que tentaram aproveitar as promoções enfrentaram problemas na hora da compra, como falta de produtos que tinham sido anunciados e sites que saíram do ar. Devido a isso, o Procon recebeu milhares de reclamações relacionadas ao evento. Para evitar problemas durante o período de liquidações, hoje, o Procon Fortaleza vai disponibilizar atendimento aos consumidores, dia em que o comércio promete adotar uma política de descontos nos produtos.
Fiscais do órgão estarão de plantão realizando comparativos entre os preços praticados com as ofertas da Black Friday e também averiguando o cumprimento da legislação de que trata o comércio eletrônico (Decreto Federal nº 7.962/2013). Os consumidores que encontrarem ofertas enganosas em lojas físicas da capital cearense poderão acionar o Procon pela Central 151.
Segundo Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza, a ideia é atender possíveis falhas durante a compra, como dificuldades de pagamento, queda de sistema ou preço não compatível com a forma de liquidação anunciada. “Estamos monitorando os preços e registrando ofertas de produtos em sites que prometem participar da Black Friday. Nossa intenção é realizar comparativos e saber se realmente as empresas reduzirão os preços, ou não se trata de publicidade enganosa”, esclareceu.
Denúncias de falsos anúncios e descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) podem ser feitas a qualquer momento pelo site do Procon, no campo “Atendimento Virtual”, ou pelo aplicativo Procon Fortaleza.
Desde 2013, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) tomou uma série de iniciativas para aprimorar as práticas do Black Friday brasileiro, incluindo a implementação de um Código de Ética – Black Friday Legal.
Portanto, fique atento e, em caso de dúvidas, acione o Procon.
Fotos: Reprodução.