PEM da Alece adere a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece vai se unir nesta quinta-feira (20) à campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, movimento internacional que reforça a urgência de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas!

Por meio do Poder Legislativo, a campanha contará com uma ampla programação entre 24 de novembro e 10 de dezembro envolvendo ações formativas, culturais, esportivas e de atendimento ao público.

A abertura oficial será realizada na segunda-feira, 24 de novembro, às 9 horas, no prédio principal da Alece, com o “Dia D de Saúde”. A iniciativa é voltada para servidoras, colaboradoras e mulheres da comunidade, e contará com falas institucionais, apresentação cultural e serviços como aferição de pressão e glicemia, vacinação, auriculoterapia, massagens e espaço de bem-estar. Participam da abertura a PEM, a Procuradora Especial da Mulher na Alece, deputada Juliana Lucena (PT); a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri; e a procuradora da Mulher no Senado, a senadora Augusta Brito (PT/CE).

A programação segue com a inauguração da Procuradoria da Mulher em Russas, no dia 25 de novembro, às 17h30. No dia 26, às 8 horas, ocorre uma roda de conversa com estudantes do Colégio Cívico-Militar Batalha do Riachuelo, em Fortaleza, sobre prevenção à violência contra a mulher. Já no dia 27, às 14h será realizado um Curso de Defesa Pessoal para Mulheres em uma associação na Barra do Ceará. No dia 28, às 9 horas, será inaugurada a Procuradoria da Mulher de Senador Sá.

A agenda de dezembro começa no dia 1º, às 14 horas, com uma Roda de Conversa com a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), no bairro Passaré. No dia 2, às 9 horas, será inaugurada a Procuradoria da Mulher de Pacoti. Já no dia 3, às 8 horas, a PEM promove uma roda de conversa com a Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz.

O curso de Defesa Pessoal para Mulheres será levado ao bairro Paupina, em Fortaleza, no dia 4 de dezembro. No dia 5, às 7h30, ocorre uma Ação Educativa no Terminal do Antônio Bezerra, com apresentação do Projeto NINA, voltado ao combate à importunação nos transportes públicos.

No dia 7, a ação “Cartão Vermelho à Violência contra a Mulher” retorna à Arena Castelão, desta vez durante o jogo Ceará x Palmeiras. No dia 8, às 9 horas, haverá uma Blitz de Sensibilização na Avenida Barbosa de Freitas. Já no dia 9, às 9 horas, acontece a palestra “Empoderamente – Desperte o poder que há em você”, promovida pelo Instituto AIDEN para mulheres assistidas pela PEM, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.

O encerramento da programação será no dia 10 de dezembro, às 19 horas, com sessão solene no Plenário 13 de Maio, reunindo instituições parceiras e representantes da sociedade civil.

Para a deputada Juliana Lucena, Procuradora Especial da Mulher da Alece, a mobilização reafirma a responsabilidade coletiva na proteção das mulheres: “Os 21 Dias de Ativismo são um chamado à ação. 

O enfrentamento à violência exige articulação, formação, proteção e presença do Estado. Nosso compromisso é fortalecer redes e garantir que cada mulher saiba que tem voz, têm direitos e não está sozinha.”

A programação está sujeita a alterações e poderá ser acompanhada pelos canais oficiais da Alece, incluindo a página da Procuradoria Especial da Mulher (@procuradoriadamulheralece) no Instagram.  

Fotos: Reprodução/Fonte: Alece.

Inscreva-se na nossa newsletter