Uma cidade em crescente desenvolvimento, mas que apesar dos padrões de consumo respeita e cuida dos recursos naturais e das gerações futuras. Esse é o sonho de qualquer cidadão que se preocupa com os impactos sócio-ambientais que o progresso pode causar, se o mesmo não for bem planejado.
Fortaleza está se urbanizando rapidamente, isso é notório, por isso, em 2012 surgiu o Programa Cidade Sustentável, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana e tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Para viabilizar as ações do Programa Cidade Sustentável na capital cearense, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), encaminhou à Câmara Municipal de Fortaleza uma mensagem que requer a autorização de empréstimo no valor de US$73.300.000 junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Segundo o Executivo, os recursos serão destinados a um conjunto de ações que visam o desenvolvimento social, urbano e ambiental da cidade.
Entre as ações previstas pelo Programa Cidade Sustentável destacam-se os serviços de saneamento, as intervenções nas galerias pluviais e em riachos que deságuam no mar para a melhoria da balneabilidade das praias, a implantação de um cadastro multifinalitário, a regulamentação dos instrumentos do Estatuto das Cidades e a criação de uma rede de sistema natural com diversas ações em resíduos sólidos.
Saiba mais:
As cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas. Atualmente, existem várias cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis. Embora não podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentável, várias delas já praticam ações sustentáveis em diversas áreas.
A matéria proposta pelo prefeito Roberto Cláudio recebeu parecer favorável do relator, o vereador Antônio Henrique (PDT), e aguarda a deliberação e votação em plenário. Como o Pátio Hype torce para tudo que proporcione a melhoria e o crescimento saudável de Fortaleza, estamos de dedinhos cruzados para que tudo dê certo.
Fotos: Reprodução.