O sonho de todo empreendedor ao iniciar uma empresa é vê-la crescer, atraindo cada vez mais clientes e gerando lucro. No entanto, nem todos possuem experiência suficiente para gerir a empresa rumo ao sucesso.
Para isso existe o Programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae. Criado em em 2008 no Paraná e no Distrito Federal, o programa é, desde então, uma excelente alternativa para levar gratuitamente a inovação aos pequenos negócios.
No Ceará, durante um mês, os participantes do Programa Agentes Locais de Inovação aprenderão conceitos e técnicas para aplicar em pequenas empresas. Os selecionados para receber a formação são de diversas áreas, todos graduados há no máximo três anos e, depois de capacitados, os jovens profissionais serão distribuídos por todo o estado, atendendo a cerca de 1500 pequenos negócios. A ideia é que, com isso, se possa estimular as empresas de menor porte.
O Programa Agentes Locais de Inovação – ALI é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada.
Esta orientação é realizada por bolsistas do CNPq capacitados na metodologia para acompanhar um conjunto de empresas, definido estrategicamente pelo Sebrae. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial de qualidade para as empresas de pequeno porte.
As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos, processos gerenciais e na identificação de novos nichos de mercado para os seus serviços.
Definir sua gestão e orientá-la para a busca de resultados é uma das boas maneiras de manter seu time unido e focado no objetivo de fazer sua empresa crescer rápido, portanto, aproveite as oportunidades do Sebrae Ceará e aumente seus conhecimentos.
Fotos: Reprodução.