Consciente da necessidade de ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a Primeira-Dama do Estado do Ceará, Onélia Leite Santana, lançou em agosto de 2015 o Programa Mais Infância Ceará. Entre os objetivos da iniciativa destacam-se a construção e revitalização de espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil e de Centros de Educação para essa parcela da população.
Apesar de ter pouco mais de um ano, o programa vem despertando bastante interesse e, com isso, pesquisadores da Universidade de Harvard visitaram, na quarta-feira (9), o Gabinete da Primeira-Dama para conhecer melhor o Programa Mais Infância Ceará.
Na ocasião, a primeira-dama do estado apresentou as principais ações do programa para os representantes do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, o diretor de Programas Internacionais e Conhecimento Compartilhado, James Cairns, e a gerente de Projetos Sênior, Priscila Pumarada.
Para a Onélia Santana, receber a visita de professores e pesquisadores de Harvard para conhecer o programa foi muito importante. “Eles vieram aqui conhecer, perguntar e acompanhar a execução do programa. Eu fico muito feliz em recebê-los e saber que o programa está tendo um sucesso não só estadual, mas de referência no Brasil e até, com essa visita, com a esperança de ser referência internacional. A gente fica feliz de saber que a gente está trabalhando e que o caminho é esse. Estamos no caminho certo!”, ressaltou Onélia.
A comitiva visitou ainda o Espaço Mais Infância Ceará, equipamento que oferece atividades de arte, cultura, lazer, saúde e educação. O espaço é composto por cinco ambientes temáticos para a realização de atividades lúdicas, que possibilitam o desenvolvimento da criança de forma integrada. O funcionamento é de responsabilidade do Governo do Ceará e do Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE).
Lembrando que o Programa Mais Infância Ceará foi estruturado a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área da infância. Para tomar conhecimento da realidade do Estado, Onélia participou de vários encontros com gestores estaduais e municipais, representantes de entidades que atuam diretamente com a infância, além de visitar instituições governamentais e da sociedade civil com o intuito de traçar estratégias de trabalho.
Fotos: Reprodução.