Já pensou em estudar na Rússia, país com maior área terrestre do planeta? Pois saiba que o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado na cidade de Moscou, está oferecendo bolsas de estudo com duração de quatro semanas na capital russa.
O programa trata-se de uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – edição 2016.
Os candidatos interessados em uma bolsa de estudo poderão escolher entre essas quatro áreas: energia e desenvolvimento sustentável, gestão ecológica de recursos energéticos, energia renovável, e geração de energia sustentável e renovável. Veja abaixo o que é necessário para participar do programa.
Como o meio de instrução é o idioma inglês, somente poderão ser selecionados candidatos com proficiência em língua inglesa. Conforme o edital da UNESCO, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
a) “Bachelor of Science – BSc” – Bacharelado em Ciências Naturais ou Exatas ou Tecnologia, ou “BA in Economics” – Bacharelado em Economia;
b) Idade limite de 35 anos.
Tendo em conta que as questões relativas à energia são prioridade para a comunidade internacional e para o Sistema das Nações Unidas, as bolsas de estudo visam a ampliar a formação de recursos humanos e a contribuir para o desenvolvimento de capacidades no campo da energia renovável e sustentável, nos países em desenvolvimento e naqueles em transição.
O treinamento será realizado em instituições especializadas, na Federação Russa, no período de 3 a 28 de outubro de 2016. A relação de documentos necessários e o endereço para envio estão disponíveis na página do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.
O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é:
Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC)
Ministério das Relações Exteriores
Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408
Brasília – DF, Brasil
CEP – 70.170-900
Os dossiês de candidatura serão recebidos pela Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) do Ministério das Relações Exteriores até 15 de março. A seleção final dos candidatos será de responsabilidade do ISEDC.
Fotos: Reprodução.