Suposto vídeo de regressão faz você ver sua vida passada!
20 de janeiro de 2020
Os destaques da programação cultural
20 de janeiro de 2020

Programação da II Jornada de Teatro & Educação

Vem aí a II Jornada de Teatro & Educação e a programação é inteiramente gratuita! Os interessados devem realizar inscrições por meio de formulário online disponibilizado no Canal da Cultura. O preenchimento garante inscrição em todas as atividades do evento. Confira:

– Roda de conversa “Teatro, Educação e Política: um pensar-fazer cotidiano”: A roda de conversa sobre o tema do evento terá a participação dos três professores convidados, Vanéssia Gomes, Fernando Leão e Licko Turle. Ocorre na quinta-feira (13/02), das 18h às 21h.

– Oficina “Pedagogia do Teatro: jogos para uma ação política teatral”: com a condução de Vanéssia Gomes, a oficina busca contribuir com o trabalho de artistas e educadores em sala de aula, tendo como parâmetro a potencialização – de forma prática – do pensamento político que alicerça o método do Teatro do Oprimido. Ocorre às segundas e quartas-feiras entre 3 e 16 de fevereiro, das 18h às 21h, e sábado (08/02), das 9h às 12h, na Vila das Artes. Vanéssia Gomes é socióloga, mestra em Artes, atriz e pesquisadora em teatro.

– Oficina “A linguagem do teatro no espaço cênico e na sala de aula”: com a condução de Fernando Leão, a atividade permite aos participantes experimentar os elementos estéticos da imagem, do som e da palavra – presentes na linguagem teatral – com a intenção de representar, transgredir e recriar formas de percepção da realidade. Ocorre às terças-feiras (04 e 11/02), quinta (06/02) e sexta-feira (07/02), das 18h às 21h, na Vila das Artes. Fernando Leão é arte-educador, com graduação em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro, mestre em Humanidades e doutorando em Educação.

– Oficina “Introdução ao Teatro do Oprimido – Jogos, Exercícios e Teatro-Imagem”: com a condução de Licko Turle, a atividade pretende introduzir o pensamento ético e estético de Augusto Boal e ampliar a visão crítica das influências que a metodologia absorve desde o Teatro de Arena até as novas concepções que levam à teoria da Estética do Oprimido. Ocorre de sexta-feira a domingo (14 a 16/02), das 18h às 21h no primeiro dia, das 9h às 13h e das 14h às 18h no segundo, e das 9h às 13h no último, na Vila das Artes. Licko Turle é licenciado em Letras, mestre e doutor em Artes Cênicas, pesquisador, ator e diretor teatral; iniciou suas atividades profissionais com Augusto Boal, em 1986, com quem fundou o Centro de Teatro do Oprimido no Brasil (CTO-Rio).

Curso de Iniciação Teatral

Em paralelo às atividades da II Jornada de Teatro & Educação, a Escola Pública de Teatro da Vila das Artes mantém inscrições abertas também para o curso de formação básica “Percursos de Teatro para Crianças e Adolescentes”. Com duração de dois anos, o processo formativo é pioneiro como curso de longa duração destinado ao público infantojuvenil no Ceará. Serão selecionados, no total, 40 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos. As inscrições devem ser feitas online em cultura.fortaleza.ce.gov.br.

Fotos: Reprodução / Fonte? Secultfor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *