Bora de mais dica cultural para você montar sua agenda cultural? A Temporada de Arte Cearense (TAC) chega a sua terceira edição com um mês de intensa programação, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Em outubro, são oito atrações gratuitas distribuídas em música, dança popular, performance, circo e contação de histórias para a criançada; olha só!
A programação deste fim de semana começa com o convite para curtir reisado e bumba meu boi! Em cartaz nos sábados, o programa Dança Popular apresenta o Reisado Nossa Senhora de Fátima e Bumba Meu Boi Ceará de Mestre Zé Pio, sempre às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. As duas danças trazem no bojo a intensidade da tradição cultural popular cearense e ainda Mestre Zé Pio, considerado o guardião da memória dos antigos grupos de Bumba Meu Boi de Fortaleza.
Para quem curte o bom e velho rock, outubro vem com duas edições do programa Polifonias! Neste sábado (08), sobem ao palco do Anfiteatro as bandas autorais Criokar e In No Sense. Na atividade desde 1994, a Criokar executa um som agressivo e letras que retratam conflitos pessoais e sociais. Já a In No Sense apresenta o show “Despertar”, com influências do metalcore e diversos outros estilos dentro do metal.
E, no domingo (09), tem mais música no Anfiteatro, com muito chorinho e samba! Comemorando 10 anos de existência, o Murmurando CE lança o primeiro CD, “Assovio do Tiê”, no dia 9 de outubro, às 20h. De produção independente, o álbum ganha vida com faixas que passam pelo choro, samba, baião e pela valsa. A tradição e o moderno neste trabalho estão de mãos dadas, sob regência, maestria e sensibilidade do produtor musical Adelson Viana. O CD possui dez faixas compostas, em sua maioria, pelo violinista Samuel Rocha.
Fotos: Reprodução