Ceará Natal de Luz: Mostras Regionais na capital e interior
20 de dezembro de 2017
Descubra os termos mais buscados no Google em 2017!
20 de dezembro de 2017

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em Quixadá, realiza uma programação especial nesta semana. De quarta a sexta-feira, 20 a 22/12, sempre às 19h, acontece o Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, com presença de nomes como a vaqueira e aboiadora mestra da Cultura do Ceará, dona Dina, Guilherme Calixto, Geraldo Amâncio, entre outros. No último dia do encontro, Rosemberg Cariry irá lançar o livro “Cego Aderaldo – O homem, o poeta e o mito”, resultado de pesquisa de mais de 10 anos sobre o poeta e repentista cearense. O Pequeno Encontro de Violeiros acontece em parceria com a Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Participação Popular, Esporte e Juventude. Toda as atividades são realizadas com entrada franca.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo promove uma programação voltada para as linguagens artísticas e os saberes tradicionais da cultura popular. Em dezembro, após oficinas com mestres da cultura do Estado, a Casa promove o Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, entre os dias 20 e 22/12, sempre às 19h, reunindo nomes de destaque da poesia e repente cearense. O evento será precedido de um momento de formação para os violeiros, com a aula espetáculo do repentista Geraldo Amâncio, na terça-feira, 19/12, às 16h.

No último dia de encontro, às 15h, será exibido o documentário “Cego Aderaldo – o Cantador e o Mito”, com bate-papo com o diretor do filme, Rosemberg Cariry, que, em seguida, às 18h, faz o lançamento do livro “Cego Aderaldo –  O Homem, o Poeta e o Mito”, editado pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A obra é resultado de uma pesquisa de uma década. São 87 “recortes” ou sequências da vida do Cego Aderaldo, divididos em três atos.

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *