Projeto “Anatomia do Filme” traz cineasta Karim Aïnouz

Agenda Cultural|Cinema|Cultura

Diretor de filmes reconhecidos nacional e internacionalmente, Karim Aïnouz estará ao vivo no Canal do YouTube e no Facebook do Porto Iracema para uma análise de seu filme, “O Céu de Suely” (2006). O bate-papo, que acontecerá na próxima quinta-feira (11), a partir das 17h, será o terceiro e último do ciclo “Tutores do lab Cinema”, que trouxe tutores Laboratório de Cinema da Escola para uma dissecação de seus principais longas-metragens. O evento será mediado pelo roteirista Yuri Peixoto.

Além de comentar sua trajetória e produções, o cineasta apresentará detalhes da construção a estrutura dramatúrgica da obra. O drama acompanha a história de Hermila, nascida e criada em uma pequena cidade do nordeste brasileiro, e que grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Entre idas, vindas e sonhos fustigados, ela adota o pseudônimo de Suely e resolve rifar o próprio corpo entre os homens da cidade. Em 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, além de conquistar 19 prêmios nacionais e internacionais. 

O “Anatomia do Filme” é um projeto promovido pelo Centro de Narrativas Audiovisuais do Escola (CENA 15), que convida diretores para uma ‘dissecação’ de filmes significativos em suas carreiras. Os dois últimos bate-papos trouxeram os cineastas Sérgio Machado, que analisou o filme “Cidade Baixa” (2005), com mediação da roteirista Luciana Vieira (confira AQUI) e Armando Praça que falou sobre seu primeiro longa, “Greta” (2019). A mediação foi feita roteirista Camila Chaves (AQUI).

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter