Projeto de estudantes de escola pública do Ceará reduz em até 60% a conta de energia elétrica

Acontece|Atualidades|Ceará

 

Muita gente se pergunta por que é importante economizar energia, mas por mais óbvia que a resposta seja, é fundamental saber que não é somente a conta de luz que virá mais barata no final do mês. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, estamos contribuindo para a sustentabilidade, ajudando o País a preservar suas reservas ecológicas e com isso, a vida do planeta. Portanto, quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que nós e o meio ambiente pagamos por ela.

Exatamente com a intenção de despertar essa reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica e propor mudanças de hábitos, que um grupo formado por 30 alunos de uma escola estadual do Ceará vem causando admiração nos moradores da região de Aurora, município distante 451 quilômetros de Fortaleza.

Pondo em prática o projeto “Eletrotécnica em Ação”, desenvolvido por eles, os estudantes gravam vídeos com dicas de economia de energia para que as ideias sejam colocadas em prática não só na escola, mas também em casa. E as orientações não são somente apagar as luzes e sim, desenvolver ações mais amplas.

O surgimento da ideia veio a partir do interesse em reduzir o consumo na escola, em razão da crise energética que afeta o país. “A Comissão Interna de Eficiência Energética realizou uma reunião com a direção da escola, e combinou de tomar algumas atitudes para evitar o desperdício. Na escola, ligamos o ar-condicionado apenas a partir das 9:00. Ou seja, duas horas depois do início das atividades”, revela o professor Tobias Tavares, um dos idealizadores do projeto.

energia elétrica 2

Para Isnard Gonçalves, diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, o grande diferencial da unidade de ensino é o estímulo à pesquisa que é transmitido aos alunos.

Até o momento o grupo possui seis vídeos, gravados pelo celular, divulgados no Youtube e na rede social Facebook, contando com mais de 300 visualizações cada um.

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter