A proposta de criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS), foi apresentada pelos deputados estaduais Professor Teodoro (PSD) e Antonio Carlos (PT), ainda em 2011, e deverá ser votada assim que os deputados voltarem do recesso parlamentar, no dia 2 de fevereiro. Sobral é hoje o principal município da região Norte, e uma das cidades com maior potencial econômico do Ceará, ocupando hoje, o terceiro lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “A Região de Sobral apresenta um grau de desenvolvimento econômico suficiente para transformá-lo em Região Metropolitana, trazendo o fortalecimento da economia nas cidades abrangentes”, argumentam os parlamentares.
A RMS seria composta por 18 municípios: Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. Os deputados dizem, que a criação da nova Região Metropolitana será estratégica, no ponto de vista: da integração e organização e do planejamento e execução de serviços públicos de interesse comum dos 18 municípios.
“Nesse sentido, ganha importância a formação e a consolidação de conhecimentos para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, seja no compartilhamento de custos, na racionalização dos fluxos de transportes, no enfrentamento da pobreza e da crise social. De uma forma integrada e compartilhada de ações, se permite que os recursos sejam aplicados com maior eficácia, gerando resultados que as iniciativas isoladas não dão conta de proporcionar”, enfatizam Professor Teodoro e Antonio Carlos, no projeto.
Os parlamentares ainda destacam o fato de a região ter um polo industrial grande, e de Sobral abrigar faculdades e universidades, como Universidade Estadual Vale do Acaraú-Uva, a Universidade Federal do Ceará, a Faculdade Luciano Feijão, por exemplo. Sobral é o município mais populoso da região, com cerca de 188.223 habitantes. Se o projeto de lei for mesmo aprovado logo no início das atividades da Assembleia, e sancionado pelo governador a, RMS seria criada com cerca de 462 mil habitantes. Hoje o Ceará tem a Região Metropolitana de Fortaleza, considerada pelo IBGE como uma das “12 redes metropolitanas de primeiro nível” do Brasil, e a Região Metropolitana do Cariri, composta por nove municípios.
Foto: Reprodução