A economia solidária vem se apresentando nos últimos anos como uma alternativa inovadora na geração de trabalho e renda, assim como uma solução em favor da inclusão social.
Tratando-se de um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver – sem explorar os outros, sem querer levar vantagem sobre eles e sem destruir o ambiente – esse movimento socioeconômico deu destaque à Sobral durante o “Seminário Internacional: desenvolvimento e economia solidária nos países lusófonos e da integração sul-sul”, que contou com participantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros.
O Projeto Gente Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Sobral, foi o responsável por esta conquista do município. Atuando na formação contínua e estimulando o desenvolvimento de empreendimentos solidários como forma de garantir a ampliação da renda, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas famílias em Sobral, como relata a coordenadora do projeto, Margarida Melo:
“É muito bom participar de um evento internacional como esse e apresentar o trabalho que vem dando certo no nosso município. Tivemos gente de Cabo Verde e Angola que se interessou em replicar o que apresentamos aqui. Muitos alunos apresentaram projetos teóricos, enquanto que nós mostramos a prática”, disse Margarida.
O evento, que aconteceu na última terça-feira (24) na cidade de Redenção, no Ceará, foi promovido pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Estiveram no Seminário, como parte da equipe do projeto, além da coordenadora, a gerente da Casa de Economia Solidária, Sandra Farias, a diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Silvana Parente, e as técnicas do IADH, Elsa Braga, Ângela Monteiro e Conceição Faheina.
Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. É nesse sentido que se compreende a economia solidária, e o Projeto Gente Solidária, de Sobral, vem intensificando esse movimento.
Fotos: Reprodução.