Projeto Debates Incalculáveis reflete sobre Teatro Antropológico

Arte|Cultura|Teatro

Um dos mais influentes pensadores da cena teatral contemporânea, o diretor Eugenio Barba, protagoniza no próximo dia 1º de dezembro, o projeto ‘Debates Incalculáveis’, promovido pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, através da Vila das Artes!

O ‘Debates Incalculáveis’ é um espaço de reflexão sobre assuntos da contemporaneidade. Faz parte das atividades de formação em arte e cultura da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. Esta edição especial realizada pela Escola Pública de Teatro da Vila das Artes é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Theatro José de Alencar e o ICA – Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Para garantir acesso ao maior número de pessoas, Barba profere palestra no Theatro José de Alencar.

Barba é o criador, juntamente com Nicola Savarese e Ferdinando Taviani, do conceito de antropologia teatral. Mesmo tendo nascido na Itália, exerceu praticamente toda sua carreira na Dinamarca e em outros países nórdicos, onde fundou o Odin Teatret, uma das companhias que mais influenciou a revolução do teatro europeu no final do século XX. Criou, a partir de suas viagens pela América Latina, o conceito de Terceiro Teatro. Fundou a ISTA (International School of Theatre Anthropology), em português “Escola Internacional de Antropologia Teatral”, escola itinerante que realiza uma sessão a cada dois anos desde 1980, reunindo representantes de diversas formas de teatro, dança e expressão corporal distantes entre si, como o teatro Nô, a dança katakali da Índia, a pantomima clássica européia ou a ópera chinesa.

Nesta edição do Debates Incalculáveis, Barba reflete sobre Porque Estamos Aqui?, conceituando os sentidos do teatro e suas tradições técnicas a partir do ponto de vista do ator e do espectador. Antes, porem, às 17h, na entrada do TJA, acontece a performance Matando o Tempo, com Julia Varley, atriz do Odin Teatret e precurssora do The Magdalena Project.

Teatro ao Coletivo

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes tem como proposta potencializar o teatro de grupo em Fortaleza. Iniciou suas atividades com o Curso Teatro: Conexões Contemporâneas na busca por uma formação ampla e com o olhar voltado para a compreensão dos processos e pesquisas dos grupos da cidade. Através de suas ações promove a troca de experiências entre os percursos e as produções realizadas em Fortaleza com diretores, pesquisadores e professores de teatro do Brasil e do exterior que são convidados para dar aulas ou participar de encontros como o Debates Incalculáveis ou o Diálogos Teatrais. A sua criação parte de uma política pensada para a cidade a partir das necessidades sinalizadas por atores sociais. Atualmente, em Fortaleza, são mais de 80 grupos teatrais que apresentam histórias próprias de fundação, pesquisas, criações e estudos. A Escola, seguindo o formato de ação da Vila das Artes, é também espaço para a fruição de pensamentos, ações de formação impulsionando trabalhos coletivos dos grupos de teatro da cidade.

 

Serviço

Debates Incalculáveis – Com Eugenio Barba
Data: 1º de dezembro de 2011 – às 19h
Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Telefone: (85) 3252-1444.

 

Foto: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter