Projeto do Novo aeroporto de Sobral começa a amadurecer

Acontece|Política|Sobral

Em agosto do de 2015, o Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República contemplou Sobral e mais oito cidades cearenses com a construção de um novo aeroporto para atender a comunidade. Desde então, o projeto permaneceu em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), mas na semana passada amadureceu.

Aprovado durante uma reunião em Brasília com ministro Guilherme Ramalho (SAC) e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o estudo de viabilidade técnica, elaborado pela Secretaria de Aviação Civil, do novo equipamento promete avanços, já que a expectativa é de que o novo aeroporto de Sobral fique pronto até o final de 2017.

Para o prefeito de Sobral, o projeto visa o desenvolvimento do município e Região Norte para os próximos 30 anos. “O novo aeroporto de Sobral está dentro da nossa estratégia de dotar o Município de uma logística de transportes para os dias atuais e para o futuro para impulsionar o desenvolvimento da cidade e região, atraindo novos investimentos”, disse o prefeito.

Durante o encontro, que contou com a participação do deputado federal Leônidas Cristino e do assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Ceará, Paulo Edson Ferreira, foram apresentadas as próximas etapas do programa: realização de estudo preliminar e anteprojeto, em paralelo ao licenciamento ambiental, que devem ser concluídos em janeiro de 2017, para lançamento do edital de licitação para contratação da empresa que irá elaborar projeto executivo para execução de obras.

novo aeroporto de Sobral 2

O novo aeroporto de Sobral será construído a 22 quilômetros do Centro da Cidade, próximo à rodovia CE-178, e irá beneficiar mais de 1,8 milhão de habitantes da Região Norte, com um investimento de cerca de R$70 milhões.

Veveu Arruda vem acompanhando todas as etapas do projeto em audiências na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, e garantindo as contrapartidas da Prefeitura como o decreto de área de utilidade pública e desapropriação do terreno, além do suporte necessário para o desenvolvimento do projeto.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter