Espetáculo “Passarinhada” na CAIXA Cultural Fortaleza
19 de maio de 2015
Secultfor Divulga resultado final do Edital Remontagens para Festival de Teatro de Fortaleza
19 de maio de 2015

Forma de tecelagem manual, o macramê dispensa máquina e a quantidade de fios utilizados varia de acordo com o tipo de nó a se tecer. Nessa arte, os fios vão se cruzando e ficando presos pelos nós até formar um desenho. Para ensinar a técnica, o Projeto Fios em Festa, contemplado na linguagem Moda pelo Programa de Residências e Intercâmbios, está com inscrições abertas para a Oficina de Macramê.

As aulas acontecerão a partir de 20 de maio e os interessados podem se inscrever através dos telefones 8594.7084 ou 9782.1489 ou pelo e-mail marinameil@yahoo.com.br. Serão abertas duas turmas de 15 pessoas cada, uma pela manhã e outra pela tarde. O critério de seleção é a ordem de inscrição. A oficina é direcionada ao público em geral maior de 14 anos.

Fios em Festa teve início em outubro de 2014, com o mapeamento dos pontos de venda de renda na cidade de Fortaleza. Com o material de pesquisa em mãos, o projeto segue com outras etapas, que incluem a elaboração de um catálogo com o material da pesquisa, para que o mesmo sirva posteriormente para outras pesquisas do trabalho com a arte da renda; criação de uma coleção de moda inspirada na tradição da renda e inovada com uso de novos materiais; e realização de uma oficina de confecção de renda para formação básica e rodas de conversa com a finalidade de repassar e divulgar o fazer da renda para novas gerações.

projeto fios em festa nopatio2

A Oficina de Macramê utilizará inicialmente o nó básico, que é o mais comum e mais simples de ser feito.
Sobre o Edital de Residências e Intercâmbios

Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (indivíduais ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.

As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.
Serviço:

Inscrições para Oficina de Macramê – Projeto Fios em Festa – Programa de Residências e Intercâmbios

Inscrições: Através dos telefones 8594.7084 ou 9782.1489 ou pelo e-mail marinameil@yahoo.com.br

Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Data: A partir do dia 20 de maio

Turmas: Manhã (das 9h às 12h) e Tarde (14h às 17h)

Saiba mais sobre o projeto: www.calangaartemoda.blogspot. com

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *