Na última quarta-feira (22), uma importante solenidade no Centro de Cultura e Arte do Jangurussu deu início ao projeto itinerante “Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro”. Com isso, os poderes Legislativo e Executivo vão poder agir de forma mais atuante junto aos bairros de Fortaleza, ouvindo as demandas da população e mediando as soluções para os problemas apresentados na comunidade.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), destacou a importância do projeto para a gestão pública e enalteceu a participação do Legislativo e de suas Comissões Técnicas na mediação das demandas das comunidades. A proposta, como enfatizou o presidente, é um momento inédito e histórico para a cidade. “Essa é uma forma de respeitar o cidadão. Um gesto de democracia participativa”, evidenciou.
Durante a solenidade de abertura dos trabalhos, o presidente da CMFOR, vereador Salmito Filho (PDT), concedeu a palavra aos quatro vereadores mais votadas no Grande Jangurussu. Os vereadores Esio Feitosa (PPL), José Freire (PEN), Renan Colares (PDT) e Ziêr Ferrer (PDT) reafirmaram o compromisso com a comunidade, destacando para o papel da população na construção de uma cidade melhor para se viver.
O primeiro bairro a receber o “Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro” foi o Grande Jangurussu. Na ação – que foi realizada no Cuca do bairro – foram realizados vários debates públicos sobre Educação, Cultura, Saúde, Infraestrutura, Habitação e Meio Ambiente, todos com a participação das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Fortaleza. A cada mês, um bairro diferente da cidade receberá o Projeto.
Após a abertura oficial do projeto “Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro” várias reuniões entre as Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Fortaleza, Secretarias Municipais e representantes da comunidade foram realizadas. A Comissão de Cultura, presidida pelo vereador Márcio Martins (PR), reforçou a participação dos grupos de cultura e arte dos bairros no projeto. O parlamentar parabenizou a iniciativa dos Poderes Legislativo e Executivo, e ressaltou a importância da aproximação do poder público com a população.
O vereador Jorge Pinheiro, presidente da Comissão de Educação, reforçou o papel da Câmara Municipal na mediação dos problemas enfrentados pela população junto ao Poder Executivo. A temática da educação contou com uma apresentação do secretário adjunto da Educação do Município, Jefferson de Queiroz, que discorreu sobre as ações realizadas pela prefeitura na pasta e abriu um canal de diálogo com os representantes locais dos estudantes.
Fotos: Reprodução