Projeto Jovem de Futuro seleciona tutores e monitores

Acontece|Ceará|oportunidades

Alunos do ensino médio e universitários interessados em atuar como monitores e tutores terão a possibilidade de desenvolver suas habilidades em escolas públicas estaduais. A oportunidade é dada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio das 438 unidades de ensino que integram o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro (JF). Cada escola fará sua seleção e concederá bolsas aos aprovados. As inscrições seguem até 15 de maio próximo.

Para participar, o candidato deve aguardar a divulgação dos editais publicados pelas próprias escolas e divulgados nos sites das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e no caso das escolas da Capital, no site da Secretaria da Educação (Seduc). A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) – Gestão Escolar.

Conforme Régia Xavier, articuladora estadual das escolas Jovem de Futuro, os inscritos para serem monitor devem ser alunos do ensino médio da rede pública estadual. “Eles irão desenvolver atividades voltadas ao fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos da própria escola na qual estão matriculados” – explica.

Projeto Jovem de Futuro seleciona monitores e tutores

Já as vagas da tutoria serão ocupadas por estudantes do ensino superior.De acordo com Sandra Rodrigues, orientadora da Célula de Acompanhamento da Codea/Cestão, a missão dos universitários será contribuir para a implementação da metodologia Entre Jovens do Jovem de Futuro na escola, concebida para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressam no Ensino Médio com dificuldades específicas em Língua Portuguesa e em Matemática. “Esse esforço contribuirá para melhorar o desempenho dos que estão na última etapa da educação básica e aumentar os índices de conclusão do curso, diminuindo o abandono e a evasão escolar” – frisa Sandra.

O Ensino Médio Inovador é um Programa de reestruturação curricular, enquanto o Jovem de Futuro atua com uma tecnologia de Gestão Escolar para Resultados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Seduc, Ministério da Educação e Instituto Unibanco. A ação oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens acessem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Serviço

Seduc
Local: Avenida General Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba.
Telefone: (85) 3271-6545.

Tem interesse em ser monitor ou tutor? Então participa do Projeto Jovem do Futuro.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter