O Projeto Juventude no Parque, da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições abertas para jovens entre 15 e 25 anos ou 15 e 35 anos (em caso de pessoas com deficiência) que se interessam em atuar na educação ambiental e na preservação dos microparques de Fortaleza.
Ao todo, são 120 vagas. Os selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 400 mensais para cumprir a carga horária de 16 horas semanais (de terça a sábado) desenvolvendo atividades como manejo básico de estruturas e mobiliários dos microparques; ações de educação socioambiental e promoção da conscientização sobre uso dos espaços verdes da cidade, além de incentivar e mediar a visitação sustentável da área verde pela população.
As ações serão executadas por meio da Secretaria Municipal da Juventude e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com o Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e o programa Cuca Ambiental.
O programa prevê a realização de mais de nove mil atividades educativas socioambientais ao longo de 2024, incluindo piqueniques, cineminha ambiental, comunidade de talentos, entre outras.
INSCRIÇÕES
A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 31 de janeiro, exclusivamente pela internet, no site Seleção Juventude. O processo de seleção do edital é composto por duas fases: análise documental e avaliação do projeto de vida seguido por entrevista.
MICROPARQUES
Atualmente, Fortaleza conta com cinco microparques urbanos, localizados nos bairros Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II e Mondubim. Segundo o Município, outros 27 equipamentos devem ser entregues até agosto de 2024.
Fotos: Reprodução