O instituto Nordeste 21, em parceria com o Banco do Nordeste, promove até o dia 27 de Abril, o projeto “Arte Indutora”, onde serão beneficiados 30 jovens com aulas de harmônica (gaita). Eles terão aulas teóricas e práticas, e até aprenderão a consertar e conservar o instrumento musical.
O curso será ministrado na Fundação Raimundo Fagner, uma instituição não governamental que atua no bairro Itamarati – entre Fortaleza e Eusébio. Inteiramente gratuitas, as aulas acontecem à tarde e serão ministradas pelos músicos arte-educadores Di Lennon e Rodrigues Bezerra.
A principal proposta da Arte Indutora é de fortalecer na comunidade conceitos de cooperativismo e empreendedorismo, favorecendo a criação de pequenos negócios no ramo da música, estando atrelados à economia criativa.
Saiba Mais
A gaita é um instrumento milenar, invenção chinesa criada há mais de mil anos. Esta técnica de produção de som deu origem a uma grande família de instrumentos, da gaita ao acordeão, ou sanfona. No século XIX, relojoeiros alemães aprimoraram o instrumento e desenvolveram a chamada harpa de boca, com dez furos. A harmônica foi adotada, sobretudo, pelo blues, mas também pode ser apreciada no Jazz e até no Rock.
Mais informações:
Projeto Arte Indutora
Data: 23 a 27 de Abril.
Local: Fundação Raimundo Fagner
Endereço: Rua Duarte Coelho, 1023 – Parque Itamarati
Foto: Reprodução