Um projeto tem proporcionado resultados muito positivos na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará! Trata-se do projeto “Pais Grávidos”, que visa incentivar o marido ou parceiro a participar de todo o processo de gestação da companheira. Esta ação já ajudou a reduzir os índices de mortalidade infantil em 66% nos últimos três anos.
Desde a sua criação, há 10 anos, nenhuma mulher morreu na gestação ou no pós-parto. A coordenadora do projeto, Genilse Oliveira, afirmou “Percebemos que quando chamamos os pais, a mulher se sente fortalecida, mais segura, mais dona de si. Quando o pai participa do pré-natal, dos exames, vai à consulta, ele faz perguntas e isso é enriquecedor porque a mãe se sente amada, protegida. Na hora do parto também é importante porque ajuda o parto natural”.
A participação do companheiro faz toda diferença durante a gravidez! A força emocional traz confiança para a mulher, além da presença do parceiro ser extremamente importante para o caso de alguma emergência. Portanto, toda atenção e carinho serão mais que bem vindos durante o processo de gestação!
Foto: Reprodução