O latido insistente do cachorro de um vizinho ou uma música tocada alta. Por incrível que pareça esses são conflitos entre vizinhos que muitas vezes se transformam em ocorrências policiais violentas. Para evitar situações como essas, é incontestável a necessidade de buscar cada vez mais promover uma cultura de paz.
Pensando nisso, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou seu tempo na Liderança do Governo na terça-feira (29) para destacar o projeto de lei 159/2016 que propõe que seja instituído no calendário oficial de Fortaleza o dia da Cultura de Paz e da Mediação de Conflitos. De acordo com o parlamentar, o objetivo é realizar diversas atividades na cidade relacionado a consolidação, conquista e consciência da importância de uma cultura de paz.
O parlamentar explicou que o biênio de 2015/2016 foi de fundamental importância para o fortalecimento de uma política pública de administração pacífica de conflitos no âmbito da Prefeitura de Fortaleza. Com a reforma administrativa implementada no início de 2015, a Coordenadoria de Mediação de Conflitos, da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, foi dotada de duas células: a Célula de Mediação Cidadã e a Célula escolar.
“A Célula de Mediação Cidadã, cuja atribuição é oferecimento do serviço de autocomposição extrajudicial aos munícipes, por meio de núcleos de mediação descentralizados nas Centrais de Acolhimento das Secretarias Regionais. e a Célula Escolar tem o objetivo de realizar a difusão da cultura de paz, através de ferramentas pacificadoras e restaurativas aos escolares da Rede Municipal de ensino, sobretudo os de escolas localizadas em áreas com baixo IDH, alto índice de violência, criminalidade e vulnerabilidade social, que mais precisam da presença da mediação de conflitos”, explicou.
A mediação é um meio alternativo de resolução de conflitos sob a orientação de uma terceira pessoa, um mediador, escolhido de comum acordo entre as partes conflitantes. Cabe a esse mediador a tarefa de auxiliar as pessoas em conflito na busca de solução consensual para a disputa. Desse modo, ou o caso é resolvido ou então não há acordo e os envolvidos procuram a Justiça apara a solução dos conflitos.
Fotos: Reprodução.