Fome de formiguinha – dicas para controlar a vontade de comer doce
30 de setembro de 2021
Imparh abre inscrições para novos cursos
1 de outubro de 2021

Sabe aquela memória afetiva que temos ao sentir o cheiro ou sabor de algum prato? Ou os acordes de uma música que nos remete a uma boa lembraça? Tudo isso provoca sensações de prazer, alegria e nostalgia. E foi com essa ideia e pensando no bem-estar dos pacientes da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), que as equipes de Nutrição e Fonoaudiologia da unidade criaram o “Projeto Sensações”.

A iniciativa busca proporcionar esses sentimentos aos pacientes que estão sob cuidados paliativos no equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Durante a ação, o público atendido na Casa de Cuidados tem uma refeição saudável e com valor sentimental, com assistência da equipe de saúde e de cuidadores. Além das opções oferecidas no cardápio, os pacientes também revivem memórias por meio de música ao vivo.

Cardápio adaptado
O cardápio oferecido é elaborado de acordo com as respostas captadas na pesquisa e sob supervisão e autorização da equipe de saúde responsável pelos internados. Entre os alimentos oferecidos, estam sopa de feijão, sopa de macaxeira com carne do sol (passada no liquidificador), canjica, gelatina diet e sorvete de fruta.

Casa de Cuidados do Ceará
A Casa promove tratamento de adultos com doenças crônicas que possuem sequelas e que necessitam de internação temporária ou permanente por meio de cuidados paliativos.

Entre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas hospitalizações.

A Casa de Cuidados do Ceará possui, hoje, 130 leitos. O local é acessível e também conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade.

Fotos: Reprodução / Fonte: Governo do Estado do Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *