Jovens e adultos que, por algum motivos, não puderam estudar, aprender a ler ou mesmo se preparar para o vestibular podem contar com um projeto da Assembleia Legislativa para mudar essa situação. A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) está com a oferta de cursos de alfabetização e formação para jovens e adultos abertas.
Trata-se de uma iniciativa que integra o Projeto Superação, em parceria ainda com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.
Nesta quarta-feira já começam as aulas destinadas àquelas pessoas que não conseguiram concluir os estudos no Ensino Fundamental e Médio no período regular e a idade mínima exigida é de 15 anos. No turno da noite serão ministradas as aulas do ensino fundamental, que compreendem EJA I Letramento, EJA IV (turmas de sexta e sétimo ano) e EJA V (turmas de oitavo e nono ano).
A oferta de ensino fundamental conta com parceria da Prefeitura, responsável por selecionar profissionais pedagogos e de áreas de conhecimentos específicos, além de disponibilizar livros para os estudantes.
O Projeto Superação oferece, ainda, o curso supletivo, com aulas do ensino médio. Esse curso é realizado em parceria do Governo Estadual, e os estudantes interessados devem ter idade mínima de 18 anos. Até o momento, as aulas direcionadas a esse público não têm data de início, já que as turmas ainda não foram formadas.
As aulas do Projeto Superação ocorrem nos três turnos. Pela manhã, das 8h15 às 11h, à tarde, das 13h às 16h, e à noite, das 17h30 às 20h30. As turmas são formadas por no mínimo 25 alunos e no máximo 35. As matrículas permanecem abertas enquanto houver vagas.
Para se matricular, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento. Além disso, o estudante deve levar o original do histórico escolar, uma declaração da escola, três fotos 3×4 e uma pasta escolar para arquivar os documentos.
Serviço
Projeto Superação
Universidade do Parlamento Cearense (Unipace)
Informações: (85) 3277.2683
Fotos: Reprodução