Mais uma vez, alunos cearenses são destaque no País ao obterem reconhecimento em premiações nacionais. Somente no último mês, dois projetos nas áreas de juventude e de preservação do meio ambiente ganharam importantes prêmios. São eles o Projeto No Clima da Caatinga e a Cooperativa Pirambu Digital.
Desenvolvido pela Associação Caatinga, com apoio do Sistema FIEC, o Projeto No Clima da Caatinga recebeu pela segunda vez o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2015, na categoria Natureza. O Von Martius é o único concurso de projetos ambientais no País a possuir auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e também na compensação de todo o gás carbônico utilizado desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio.
O projeto, que está em atividade desde 2011, gerou resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida da população e, igualmente, na conservação da Caatinga e mitigação dos efeitos potencializadores do aquecimento global no semiárido.
Já a Cooperativa Pirambu Digital, que desenvolve cursos profissionalizantes para jovens no bairro Pirambu, está entre os três finalistas na categoria Juventude da oitava edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social. O anúncio do projeto vencedor será feito no dia 10 de novembro.
Com trabalhos de formação na área de informática, suporte técnico e desenvolvimento de programas, o Pirambu Social existe desde 2007 e já atendeu a mais três mil jovens com idades entre 18 e 29 anos, buscando profissionalizá-los e resgatá-los de uma possível vida no mundo do crime.
O projeto cearense concorre com o finalista de Pernambuco, “Contos de Ifá – a tecnologia permite ampliar as formas de expressar a cultura de comunidades de matriz africana” e, de Santa Catarina, “Inclusão Digital para Juventude Rural – De olho na terra”. O vencedor receberá uma premiação de R$50 mil, segundo e terceiro colocados ganharão cada um R$ 25 mil.
Fotos: Reprodução.