Na última quinta-feira (02), o governador Camilo Santana fez um anúncio bastante importante para os servidores públicos do Estado. Durante uma entrevista realizada após a sessão inicial de instalação na Assembleia Legislativa, Camilo anunciou que os servidores do Estado que recebem o salário mínimo vão ter um reajuste de 6,29%, que é o percentual da inflação. Para os demais servidores, o reajuste ficará em 2%.
De acordo com o governador, o reajuste foi concedido dentro das limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Camilo Santana pediu a compreensão dos servidores e explicou que nenhum estado do País está dando revisão de salário nem aumento. “Nós estamos fazendo um esforço dentro da limitação do Estado e do que é possível”, destacou. O governador destacou ainda que o aumento será dado retroativo a 1º de janeiro deste ano e explicou a situação relativa aos policiais militares. Segundo ele, o Estado deve contratar 1.400 novos policiais militares ainda este ano, mas que ainda em 2016 ele iniciou o pagamento do novo plano de cargos e carreiras do setor. Além disso, Camilo lembrou que, em 2017, também ingressarão no Estado novos concursados das universidades e da Polícia Civil. “Tudo isso tem que ser contabilizado. Tem ainda a previsão de aumento do déficit da previdência esse ano”, ressaltou.
Camilo Santana deixou claro que algumas categorias, como os militares, terão aumentos que vão chegar a quase 50% com a nova média salarial do Nordeste. Segundo ele, são categorias que estão com os salários defasados, e há distorções que estão sendo corrigidas, e se comprometeu a continuar mantendo diálogos com outras categorias: “Não posso ser irresponsável de dar qualquer aumento maior, com o risco de comprometer as finanças do Estado, de comprometer os serviços à população cearense, num momento de tantas incertezas no atual cenário econômico que o Brasil atravessa”, completou.
Fotos: Reprodução