A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) realiza, nesta quarta-feira (08), às 10 horas, uma audiência pública para abrir as dez propostas apresentadas para o financiamento e recuperação de bens privados que fazem parte do Patrimônio Histórico do Centro de Fortaleza. O Projeto tem por objetivo guardar as memórias por meio dos monumentos materiais, que contam as faces da história da cidade.
De acordo com a Secultfor, o financiamento prevê recursos tanto para pessoas físicas como jurídicas, desde que estejam interessadas em recuperar os imóveis localizados nas áreas urbanas da capital e que estejam sob proteção federal. Entre os diversos imóveis que devem ser apresentados no projeto está a Farmácia Oswaldo Cruz – que fica na Praça do Ferreira – outro importante imóvel para a cidade é a Associação Comercial, localizada na Avenida Dr. João Moreira, localizada em frente ao Passeio Público, também no Centro de Fortaleza.
Depois dessa primeira fase, uma comissão especial de seleção fará uma vistoria nos bens para avaliar os projetos e também sua viabilidade, em seguida, os relatórios serão enviados para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Esse é um projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Fotos: Reprodução