Protegendo seu animal do calor

Comportamento|Dicas|Pet

Verão é sinônimo de Sol quente e muito calor em nosso país. Mar, piscina, suco gelado, sorvete e muitos banhos durante o dia são nossas fugas para dar uma aliviada.

E o que você faz para aliviar o calor que o seu amigo peludo sente? Sim, nossos companheiros de quatro patas também sofrem bastante com o calor e suas altas temperaturas. Você sabe como proteger seu animal do calor?

Confira agora algumas dicas dadas pela Agência Nacional de Proteção Animal da Itália para proteger nossos bichinhos de estimação das altas temperaturas do verão.

Protegendo-seu-animal-do-calor8

Sombra e água fresca – Se certifique de que seus animais tenham sempre acesso à sombra e água fresca em abundância. Ofereça sempre água gelada e nos dias mais quentes também é valido colocar pedras de gelo na água dos bichinhos. Caso o animal tenha hipertermia (alguns dos sintomas são a pele muito quente, instabilidade, moleza e dificuldade para respirar) é necessário baixar a temperatura dele colocando água fresca por todo o seu corpo e contatar imediatamente o seu médico veterinário.

Protegendo-seu-animal-do-calor3

Saiba escolher os melhores horários para o animal se exercitar – Nunca leve seu cão para caminhar e nem o deixe fazer esforços excessivos nas horas mais quentes do dia. Isso aumenta o risco de exaustão pelo calor ou de queimar as patas no chão quente. Aliás, as patas dos animais merecem uma atenção especial. Se o chão está quente para você, logo está quente para ele também. Antes de levá-lo para passear, pise descalço para ver se você aguenta. Você também pode pedir para o seu veterinário lhe indicar sapatinhos para cachorro que podem proteger seu amigo do chão quente.

Durante os passeios e caminhadas, leve uma garrafa de água gelada para dar ao animal sempre que necessário para hidratar o cachorro.

Protegendo-seu-animal-do-calor9

Animais nos carros – Sempre que for andar de carro com seu bichinho, procure deixar o ar-condicionado ligado e forte.

Nunca, em hipótese alguma, deixe o seu animal sozinho trancado dentro do carro. Mesmo que com um pouco da janela aberta. Neste período, a temperatura dentro do automóvel aumenta rapidamente, mesmo com as janelas abertas. Nessas condições, apenas 10 minutos já é tempo suficiente para condenar o seu bichinho a uma morte terrível.

Se encontrar um animal nessas condições, tente encontrar o dono do carro o mais rápido possível ou chame os bombeiros.

Protegendo-seu-animal-do-calor4

Pulgas, carrapatos e ácaros – Nesta época do ano esses problemas costumam aparecer bem mais. O ideal é verificar os pelos do animal regularmente e aplicar preventivamente um antiparasitário apropriado de acordo com a espécie e o tamanho do bicho. Para saber qual o melhor produto para o seu bicho basta conversar com seu médico veterinário.

Protegendo-seu-animal-do-calor2

Com essas dicas básicas e fáceis você vai estar protegendo seu animal do calor e trazendo um bem estar maior para ele nesse período do ano. O pensamento aqui é bem simples: se está quente para você, também está quente para ele, se você sente calor, ele também sente, se você sente os pés queimando no calor, ele também pode queimar as almofadas das patinhas, se você sente mais sede nessa época, a sede dele também aumenta.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter