Protetor solar: proteção e pele jovem

Comportamento|Saúde

Queimaduras, câncer e foto-envelhecimento: os danos causados pelo sol você já conhece, mas agora eles foram comprovados pela ciência

protetor_nopatio

Publicado pelo “Annals of Internal Medice”, um estudo australiano comprovou o real efeito causado pelos raios solares na pele. Quando as pessoas usam protetor solar, elas podem retardar ou até mesmo impedir que as rugas e a flacidez se desenvolvam por um tempo. Muita gente já sabia dos danos causados pelo sol, mas com a comprovação do estudo, é possível chamar ainda mais a atenção das pessoas para os cuidados com o maior órgão do corpo no calor ou no frio.

O estudo mostra que as pessoas que usaram protetor solar todos os dias durante quatro anos e meio tinha uma pele muito melhor visivelmente do que aqueles que apenas continuaram a usar o protetor ocasionalmente. A pesquisa foi realizada com pessoas de pele clara entre 25 e 55 anos e eles usaram o fator de proteção n° 15. Ou seja, o estudo foi realizado em um país com condições climáticas semelhantes ao do Brasil. Portanto, você não precisar procurar altos fatores de proteção para se sentir seguro.

protetor2_nopatio

A quantidade aplicada na pele é muito mais importante que o fator de proteção que está no rótulo. Algumas pesquisas já comprovaram que as pessoas aplicam entre 0,39 mg e 1,03 mg por centímetro quadrado quando o recomendado é 2 mg. O ideal é aplicar exageradamente e reaplicar a cada duas horas ou em caso de atrito ou contato com a água. E não se esqueça, que mesmo no inverno o sol está lá. É preciso dar atenção também aos dias nublados.

Entenda as siglas

Efeito mate é aquele que elimina o aspecto oleoso da pele, deixando ela mais seca. É ideal para quem tem uma pele mais brilhante. FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo produto que seja protetor solar tem um numero para determinar seu FPS. Quando o FPS é 15, quer dizer que a pele leva 15 vezes mais de tempo que o normal para ficar vermelha.

UVA são os raios ultravioletas, emitidos na mesma proporção o dia todo. Eles bronzeiam a pele superficialmente, mas contribuem para o envelhecimento precoce da pele caso haja uma exposição solar mais prolongada. UVB são os raios mais fortes, que incidem das 10h às 16h, causando queimaduras, vermelhidão e câncer.

PPD é uma sigla utilizada para medir o nível de proteção contra os raios UVA e deve ser no mínimo 1/3 da proteção UVB. Por exemplo, para um protetor com FPS 30, o fator UVA deve ser 10.

Novas regras para os rótulos

protetor3_nopatio

A ANVISA de um prazo até de junho de 2014 para os fabricantes de protetores se adequarem as exigências para as embalagens. O valor de FPS vai aumentar de 2 para 6. E a proteção UVA deverá, obrigatoriamente, ser no mínimo 1/3 do valor do FPS declarado.

Os testes que comprovam a eficácia serão mais rigorosos. Para indicar nos rótulos que os produtos são resistentes a água ou ao suor, os fabricantes terão de comprovar. Agora os produtos serão obrigados a ter uma orientação da necessidade de reaplicar o protetor, mesmo que sejam resistentes à agua. E será proibido dizer que o produto tem 100% de proteção contra as radiações ou indicar que o produto não precisa ser reaplicado.

Não custa nada fazer um esforço para usar protetor todos os dias, não é? Sua pele agradece e você também ficará mais satisfeito com a aparência da sua pele nos próximos anos. Que tal começar a ter esse habito a partir de agora?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter