Todo mundo sabe que é quase impossível resistir e não bocejar quando estamos diante de alguém que está realizando um bocejo. O hábito, que é considerado um reflexo involuntário e contagioso, diretamente ligado ao sono, pode ser a forma mais simples de identificar um psicopata.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Baylor, no Texas (EUA), os psicopatas podem ser imunes a bocejos. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após analisarem um grupo de 133 estudantes com características relacionadas ao comportamento de psicopatas, já estudado pela ciência – eles eram narcisistas, frios, egocêntricos e inconformistas rebeldes, que responderam a um relatório sobre personalidade psicopática.
Durante a investigação, foram mostrados vídeos de pessoas com diversas expressões faciais – algumas estavam bocejando – para os voluntários. Foi durante estas sessões que os cientistas descobriram que os estudantes que apresentaram sinais de psicopatia eram menos propensos a bocejos.
Segundo Brian Rundle, um dos autores do estudo, o hábito pode ser considerado um sinal de empatia e um meio de ligação social, características que carecem em um indivíduo psicopata porque eles não reagem a sentimentos humanos. “Uma das maiores evidências da pesquisa é que os bocejos estão muito relacionados à empatia”, disse Rundle ao site The Times.
No entanto, a pesquisa que foi publicada no jornal “Personaliy and Individual Differences”, apesar de interessante, não é conclusiva. “Se você não reage a um bocejo, não significa que há algo errado com você”, explicou Rundle.
Se você conhece alguém que possui comportamentos meio estranhos e quer saber se ela é uma pessoa com este perfil, faça o teste e boceje na frente dela. Depois conta para a gente do No Pátio o resultado da sua investigação.