
Desde que estreou na Netflix, muita gente tem comentado de Wandinha e ela se tornou sucesso absoluto no Brasil, certo? Nem tanto. Isso porque tem uma série brasileira, mais precisamente, paraense, que simplesmente está ameaçando o reinado da integrante da Família Addams. Você já assistiu Pssica?
Pssica estreou em 20 de agosto de 2025 na Netflix. Mas rapidamente a produção liderou como a série mais vista no Brasil, superando até Wandinha no ranking nacional. Esse é um feito e tanto, considerando, ainda, que se trata de uma minissérie intensa e original, com apenas quatro episódios de cerca de uma hora cada.

Qual a história de Pssica?
A trama segue três personagens marcados pela “pssica” — termo paraense que significa maldição ou azar. Um deles é Janalice (Domithila Cattete), que sofre um sequestro após vazamento de vídeo íntimo e acaba presa por uma rede de tráfico humano. Já Preá (Lucas Galvino) lidera uma gangue fluvial, os “ratos d’água”, e enfrenta dilemas morais. Por fim, Mariangel (Marleyda Soto) busca vingança pela morte da família, lutando contra uma força misteriosa.
A minissérie adapta o livro homônimo de Edyr Augusto, escritor paraense. A direção é de Quico Meirelles, com um episódio dirigido por Fernando Meirelles (de Cidade de Deus e Ainda Estou Aqui), e roteiro assinado por Bráulio Mantovani, Fernando Garrido e Stephanie Degreas.
Visual única, trilha sonora marcante e a Amazônia como cenário
As gravações ocorreram em Belém e no arquipélago do Marajó. Mas a ambientação não só serve de cenário, ela vira personagem dentro da trama sombria. Outro destaque vai para a trilha sonora, que mistura carimbó, brega e sons da floresta, criando tensão e poesia ao mesmo tempo.

Em menos de 24 horas de estreia, Pssica dominou o Top 1 da Netflix Brasil, deixando “Wandinha” em segundo e consolidando-se como uma das séries nacionais mais assistidas da temporada. Rapidamente, Pssica também conquistou a crítica especializada. A Folha de S. Paulo afirmou que é uma das melhores estreias do ano. O Omelete destacou sua atmosfera única e a força dos personagens.
Partiu conferir Pssica?
Fotos e vídeos: Reprodução