Pupilas podem diferenciar héteros de gays, diz estudo

Comportamento

Pouco importa se você é hétero ou gay, a verdade sobre sua sexualidade pode estar nos seus olhos! Uma pesquisa recente mostrou que a dilatação da pupila é um importante indicador sexual. Acontece que quando as pessoas olham para imagens eróticas e ficam excitadas, as pupilas se abrem em uma reação totalmente inconsciente.

Segundo o pesquisador Ritch Savin-Williams, psicólogo da Cornell University, o estudo é pioneiro e relaciona a dilatação da pupila com o que as pessoas relatam sentir. Essa ligação da pupila com excitação já foi feita antigamente. No Século XVI, na Itália, algumas mulheres chegavam a usar um colírio a base de Beladona, que mantinham as pupilas contraídas, o que faziam com que o olhar ficasse mais sedutor.

Savin-Williams explica que as pupilas dilatadas são uma resposta a qualquer excitação ou estímulo, incluindo o rosto de um ente querido ou uma bela peça de arte. Essa reação trata-se de um sinal de que o sistema nervoso autônomo está aumentando. Os pesquisadores têm estudado a orientação sexual através de voluntários que são expostos a filmes pornôs, enquanto são monitorados por instrumentos que medem o fluxo sanguíneo nos seus órgãos sexuais.

É, mas pelo visto estes medidores não são bem aceitos por todos, segundo o psicólogo algumas pessoas se sentem invadidas com o método. “Algumas pessoas não querem participar de uma pesquisa que envolve seus genitais”, revelou. Por outro lado, usar apenas perguntas para medir a questão também é algo problemático, pois muita gente tem vergonha de admitir seus desejos e muitas vezes até negam.

Saiba mais sobre o estudo

A pesquisa contou com 165 homens e 160 mulheres, o que inclui também os gays, lésbicas e bissexuais. Durante um minuto eles assistiram sozinhos, a um vídeo de masturbação masculina, feminina e com outras cenas neutras. Durante a exibição, uma câmera gravou as pupilas medindo as mudanças em seu tamanho.

Os resultados mostraram que a dilatação corresponde exatamente à excitação genital. Nos homens, é simples: eles respondem a imagens sexuais de mulheres, enquanto homens gays respondem a imagens sexuais de homens. Bissexuais respondem tanto a homens quanto a mulheres. Já entre elas, o complexo é um pouco mais complicado: acabam mostrando mais dilatação diante de imagens de mulheres, mas as mulheres heterossexuais mostraram dilatação com imagens de ambos os sexos!

Mas é importante deixar bem claro que isso não quer dizer que toda mulher heterossexual é secretamente bissexual, mas que sua excitação subjetiva acaba não correspondendo à excitação do seu corpo. Os pesquisadores ainda não sabem por que isso acontece.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter