Quadra invernosa começa este mês

Acontece

Para alguns as chuvas no Ceará podem estar demorando, mas não vai ser por muito tempo. Mesmo a pré-estação deste ano registrando um índice de chuvas 54,5% menor do que a média histórica, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a quadra chuvosa deste ano, deve estar 40% dentro do normal se comparada a média histórica dos últimos anos. As chuvas devem vir com mais frequência no Estado a partir da segunda quinzena deste mês, diz a Fundação.

Os dados da pré-estação chuvosa de 2012 levam em consideração as chuvas que ocorreram nos meses de dezembro e janeiro últimos. A meteorologista da Funceme Angélica Oliveira, diz que, as chuvas nesse período, no Ceará, foram de 55,8mm. A média histórica é de, 122,7mm. Angélica explica, que a baixa incidência de chuvas foi causada pela presença de um sistema de alta pressão, o qual reduz a umidade da atmosfera e inibe a formação de nuvens e chuvas. Porém, esse não é um fator que que possa ter influência sobre a quadra chuvosa que terá início neste mês.

A Funceme ainda divulgou que há 35% de chance das chuvas deste inverno serem abaixo da média histórica e 25% de probabilidade de superarem o parâmetro. Algumas regiões do Estado devem apresentar precipitações maiores de chuva acima da média, como o litoral, por exemplo.

Já em outros pontos as chuvas devem ficar abaixo da média. As chuvas sempre trazem sentimentos distintos ao povo: de um lado, os que moram em áreas de risco e todos os anos sofrem com a possibilidade de perderem o pouco que tem, o que para alguns infelizmente acaba acontecendo na prática, e do outro lado, aqueles que esperam a chuva com o anseio de que ela beneficie suas lavouras. Mesmo com tantos dados e pesquisas, só resta esperar e ver o que a natureza, que acaba surpreendendo,  está preparando para este inverno.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter