Qual o segredo da saúde e da felicidade? Após 75 anos, estudo desvenda o mistério

Ciência|Comportamento|Estilo de Vida

Quem nunca se perguntou se o segredo da felicidade está no amor, no dinheiro, no reconhecimento? Essa parece ser uma das perguntas mais pertinentes de nossas vidas e foi justamente buscando respondê-la que a equipe do psiquiatra e psicanalista Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e quatro gerações anteriores de pesquisadores rastrearam a vida de 724 homens durante 75 anos.

Iniciado em 1938, o The Harvard Study of Adult Development (O Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento do Adulto, em tradução livre) focou em dois grupos de homens, o primeiro era composto por jovens alunos da própria Universidade e o segundo, por garotos dos bairros mais pobres de Boston, que tinham relações familiares complicadas.

No início da pesquisa 80% dos entrevistados responderam que era preciso ser rico para ser feliz e saudável. Metade dos voluntários também associaram felicidade à fama. Ano após ano, os participantes respondiam um questionário sobre seu trabalho, sua vida em casa e nos relacionamentos para determinar o que torna uma pessoa feliz e saudável.

O estudo sobre o segredo da felicidade contou com entrevistas periódicas, exames médicos, entrevistas com familiares e questionários que permitiram aos pesquisadores ter a compreensão mais ampla possível sobre as vidas de cada indivíduo. Das 724 pessoas que fizeram parte do início do estudo, 60 ainda estão vivas e participam da pesquisa, e o estudo agora observa uma parte dos mais de dois mil filhos dos participantes.

→ Eis o segredo

“Se você hoje fosse investir no seu melhor “eu” futuro, no que você colocaria seu tempo e energia?”, essa é a pergunta que o Dr. Robert Waldinger nos deixa. A resposta, segundo ele,  é simples e direta: “o que melhor garante nossa saúde física e mental são as relações pessoais. Quem criou laços fortes com outros seres humanos viveu mais e melhor – para além de dinheiro, status ou emprego”.

Ou seja, o que se concluiu desse estudo é uma importante lição de vida: Resumidamente, o segredo da felicidade está em manter bons afetos. E quanto a você, como estão os seus relacionamentos?

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter