Quando amor e negócios andam juntos

Comportamento

O que fazer quando as trocas de olhares e sorrisos no ambiente de trabalham ultrapassam o limite da cordialidade ou da simpatia e viram interesse afetivo? Ou, indo além, o que fazer quando não é possível resistir as tentações do colega de trabalho e a relação evolui para um namoro? O No Pátio mostra maneiras de não deixar o envolvimento amoroso no trabalho atrapalhar sua trajetória de sucesso dentro da empresa.

Uma pesquisa realizada pela Instituição norte americana Shere Hite, mostrou que nos Estados Unidos 42% dos participantes das enquetes já tiveram namoros no ambiente de trabalho e a metade dessas pessoas se casou. Mas o medo de assumir o namoro levou 35% dos entrevistados a esconder o relacionamento no início.

Fique consciente de que uma paquera no local de trabalho é bem diferente daquelas que você encontra no fim de semana. Em uma balada, você pode ficar com alguém e escolher se quer ou não manter contato depois. Se for bom, há a troca de telefones e outros encontros. Mas, no ambiente de trabalho a escolha da convivencia foge ao seu controle, toda relação corre riscos de acabar e é preciso não misturar os assuntos após o término. Se o jogo de sedução perder a graça, você terá que conviver com a pessoa do mesmo modo.

Antes de assumir o relacionamento, veja no setor de recursos humanos se existem regras que proibam o namoro entre funcionários, isso ajuda a seguir o código de conduta do local. Na maioria das empresas não existem regras claras sobre o assunto, mas prevalece o bom senso de manter a discrição e o profissionalismo. Se a relação não for entre colegas que ocupam o mesmo cargo, e sim entre chefe e subordinado o cuidado deve ser redobrado. Nada de favorecimento em promoções ou namoro em horário de trabalho.

Por melhor relacionado que você seja dentro da empresa e que nunca tenha se indisposto com algum colega, saiba que as fofocas irão aparecer da mesma forma. Por isso,é melhor não expor muito a relação. Namoro assumido não significa vida amorosa “livro aberto”. Trate o seu parceiro como trataria um outro colega de trabalho, no horário de expediente, porque é isso que ele é durante esse período.

Sabe aquela reunão importantíssima em que seu chefe certamente vai observar o comportamento de vocês? Sente bem longe do parceiro e nunca de frente para ele, nada de trocas de olhares em meio a explicações de outros colegas. Em momentos de crise no relacionamento, não comente a discussão na empresa. Se por coincidência seu rendimento cair, o principal motivo para explicar o fato – na visão de colegas echefe – será o atrito entre o namorado.

Nunca é demais lembrar que beijos apaixonados devem ser evitados e quando for necessário trocar palavras, que isso seja feito de forma discreta e formal. Cuidado com o meio virtual! Para trocar e-mails, prefira a conta pessoal. Deixa o e-mail da empresa para assuntos profissionais.

Guarde o clima de romance para curtir a dois e fora do ambiente de trabalho! Separar assuntos pessoais dos profissionais é a melhor saída para equilibrar de forma saudável essas duas necessárias áreas da vida!

Fotos: Reprodução

 

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