O bebê se movimenta na sua barriga bem antes que você consiga perceber
Muitas grávidas esperam ansiosamente o momento que os bebês vão se mexer na barriga. Você consegue sentir os movimentos do seu filho próximo da 18ª semana, mas bem antes disso ele já se move no seu útero. As mães de primeira viagem podem confundir os movimentos com gases, ronco no estomago ou uma cólica leve, mas logo percebem que é o bebê.
A partir da 10ª semana o bebê começa a se movimentar mesmo que você não sinta. No inicio, lá pela 18ª semana, a mãe começa a sentir os movimentos suaves do bebê. Logo depois, começa a sentir o que chama de chute do bebê, mas também pode ser um soco ou uma cabeçada. Próximo da 24ª semana, o bebê começa a se espreguiçar com mais frequência e pode aparecer um pequeno calombo na barriga mãe, que geralmente é o calcanhar do bebê.
Já na reta final da gestação, 32ª semana, as gravidas sentem como se o bebê estivesse soluçando. Na verdade, eles estão treinando a respiração. Mesmo que ainda não usem os pulmões por viverem em um líquido, eles estimulam o sistema e a musculatura respiratória.
Quando surgem os movimentos, as mães devem ficar atentas ao ritmo principalmente se a gestação for de risco. Caso haja uma diminuição dos movimentos, pode significar má oxigenação fetal. Mas adianta comparar o ritmo do seu bebê com o de outras gestantes. Cada criança tem uma movimentação diferente.
Por volta da 38ª semana, o bebê começa a se encaixar para a hora do parto. Noventa e seis por cento dos bebês ficam de cabeça para baixo e os outros 4% ficam sentados. Nesse momento, o numero de chutes pode diminuir, pois o bebê está concentrado nos momentos finais da gestação e se prepara para o nascimento.
Fotos: Reprodução