As heroínas mais quentes do cinema
11 de julho de 2017
Tendência – 3 estampas desejo para atualizar o closet já!
11 de julho de 2017

A decoração de uma casa é o momento em que você acrescenta a sua personalidade e dá vida a ela, deixando-a mais confortável, aconchegante e do jeitinho que você sempre sonhou.  Aqui No Pátio, já mostramos vários tutoriais de “Faça você mesmo” com dicas práticas e que ensinam como fazer desde um simples porta retrato a como mudar a decoração da sua sala com lindos mosaicos, por exemplo.

Com um pouco de disposição e criatividade, você pode deixar a sua casa linda, com uma decoração inusitada e personalizada gastando bem pouco, podendo ainda reaproveitar móveis e objetos que não iria mais usar. E nada melhor que dar uma repaginada no lar com objetos que podem ser feitos por você para deixar o seu cantinho muito bem decorado. Por isso, a dica de projeto Faça Você Mesmo aqui no Hype esta semana são as cortinas, esse apetrecho que não possui restrições, podendo ser coloridas, estampadas, escuras ou ainda, feitas de diferentes materiais.

Confira 5 sugestões de cortinas feitas manualmente que separamos para você se inspirar. Vem ver!

1- Cortina sem costura

Você irá precisar de:

  • Tecido (pode ser, por exemplo, daqueles painéis de aniversário ou outro tecido de sua preferência)
  • Fita termo adesiva
  • Ferro de passar roupa
  • Tesoura
  • Alfinete

Passo a passo:

O primeiro passo é medir o tamanho da janela que irá receber a cortina. Logo depois, você abre todo o tecido do lado do avesso em uma mesa, para começar a fazer os detalhes da cortina. Em seguida meça o tamanho da fita termo adesiva que irá utilizar para colar a bainha. Dobre a ponta do tecido (caso tenha alguns fiapos faça duas dobras, assim eles não vão aparecer) e coloque o alfinete para ajudar a manter a dobra da bainha até o momento de colar. Para colar a bainha pressione com o ferro durante 10 segundos (caso não grude, pressione por mais 10 segundos). Com as bainhas feitas dos dois lados, una as duas bainhas (parte de cima e de baixo do tecido) também com a fita termo adesiva e repita o mesmo processo com o ferro, mas lembre-se de deixar um espaço para passar o varão. O ideal é utilizar um varão de pressão, assim você não precisará furar a parede.

2- Cortina de fuxico

Você irá precisar de:

  • Retalhos de tecido
  • Gabarito circular para fuxico
  • Lápis preto
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha para costura
  • Linha preta número 10
  • Tecido 100% algodão
  • Máquina de costura

Passo a passo:

Usando o gabarito para fuxicos e o lápis preto, risque nos retalhos círculos de 10 cm. Faça quantos círculos forem necessários para preencher a barra da cortina. Recorte os círculos com diâmetros iguais. Com a agulha e a linha número 10, pesponte a volta toda e puxe bem para franzir o tecido. Deixe o franzido no centro (como se fosse um miolo). Una dois fuxicos com pontos invisíveis (costura quase imperceptível, que concentra a linha no avesso. Passe a agulha de baixo para cima e volte muito rente ao furo já feito). Depois, una de quatro em quatro fuxicos. Repita o procedimento até formar uma barra de 20 cm de altura (quatro fuxicos), pelo comprimento desejado.  Reserve a barra e prepare a cortina. Corte o algodão no tamanho desejado e faça bainhas de 2 cm. Prepare as lapelas para inserir no varão, cortando um retângulo de 12 x 23 cm no algodão. Costure, deixando uma abertura de desvire. Feche a parte aberta com pontos invisíveis e costure na parte superior da cortina. Arremate com um fuxico. Distribua as lapelas, aproximadamente, de 10 em 10 cm por toda a extensão da cortina. Prenda a barra pela primeira camada horizontal de fuxicos na bainha inferior da cortina e pendure-a no varão.

 

3- Cortina de corações

Você irá precisar de:

  • Linhas de náilon
  • Cartolinas para os corações
  • Cola ou pregos

Passo a passo:

Pegue linhas de náilon e cole corações de diferentes cores. Por último pregue todas as linhas (já preenchidas) em uma madeira. Você pode usar pregos para pendurá-las ou cola mesmo. Combina bem com quartos infantis ou com uma decoração mais romântica.

 

4- Cortina de miçangas

Você irá precisar de:

  • Miçangas grandes e pequenas coloridas
  • Cristais grandes e pequenos transparentes
  • Vara de madeira e fio de nylon

Passo a passo:

Comece calculando e cortando pedaços de fios de nylon no comprimento necessário para a confecção de sua cortina, mas varie os comprimentos dos fios em uma escala de 2 cm entre um fio e outro. Porém, meça sobrando um pedaço de fio para amarrar na madeira. Depois coloque uma miçanga em um dos extremos e dê um nó, para fazer o “bico” da cortina. E se você quiser pode colocar também um pingente maior nas pontas, para sua cortina ficar ainda mais diferenciada.

5- Cortina de CDs

Você vai precisar de:

  • furadeira
  • broca que permita furar o CD ou DVD sem danificá-lo
  • CDs e DVDs velhos (a quantidade vai depender do tamanho que você quer para a sua cortina)
  • argolinhas de metal, com modelo de sua preferência
  • alicate para bijuteria ou alicate comum, mas com tamanho pequeno, para auxiliar no momento de fixar as argolinhas entre os CDs e montar a cortina.

Passo a passo: 

Comece furando os CDs ou DVDs perto da borda, lembrando-se de que as peças do centro da sua cortina deverão ter furos dos quatros lados e os CDs das bordas poderão ter apenas um ou dois furos, de acordo da posição em que o seu CD irá ficar posicionado em sua cortina. Em seguida, com alguns ou com todos os seus CDS ou DVDs já furados, comece a acoplar as argolinhas, unindo as peças de acordo com a sua preferência, e com o auxílio de um alicate, fazendo apenas fileiras verticais sendo presas ou toda a sua cortina com as peças presas entre si.

Logo após, para finalizar a sua peça, com todas as peças fixadas entre si formando a sua cortina, você pode tanto fixar a primeira fileira em pregos fixados na parede quanto montar um suporte com um varão de madeira com comprimento de sua cortina de CDs. E está pronto!

 

Agora que você já sabe como fazer alguns tipos cortinas, que tal acrescentar o detalhe que estava faltando na decoração daquele cantinho da sua casa, criando em pouco tempo um ambiente descolado, sofisticado ou elegante. O importante é você usar a criatividade e ver qual é o tipo de tecido que mais combina com o cômodo que irá receber a sua nova cortina. Crie e conte pra nós aqui do Hype como ficou a sua cortina!
Fotos:Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *