O que você sabe sobre o açúcar mascavo? Este velho conhecido da humanidade, que possui importante espaço na vida cotidiana, foi produzido pela primeira vez na Índia e somente por volta do século XVII passou a adentrar as cozinhas do mundo. Mas isso só foi possível quando o açúcar passou a ser comercializado e tornar-se mais acessível. Antes disso, qualquer tipo de adoçamento era realizado através do mel e do sumo da cana.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do mundo, com cerca de 5 milhões de toneladas por ano. Na região Nordeste, onde se deu iniciou a produção dessa especiaria, sua influência já foi tão forte na cultura local que houve um tempo em que passou a ser confundida com a história da própria região.
Fazem uso dele as donas de casa, trabalhadores, apreciadores do velho e bom cafezinho, assim como a indústria de alimentos, que é a responsável pelo consumo de toneladas de açúcar para a produção de uma infinidade de produtos, que vão desde o achocolatado infantil à bebidas alcoólicas.A verdade é que não dá para imaginar a culinária contemporânea sem o açúcar. Para muitas pessoas, aliás, não é somente a perda do sabor que é prejudicado com a falta deste ingrediente. Sem ele, torna-se impossível a preparação de vários pratos bastante apreciados.
De acordo com a Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, açúcar é a sacarose obtida de Saccharum officinarum, ou de Beta alba, L., por processos industriais adequados. Já a classificação deste produto é feita de acordo com características como cor, pol (teor de sacarose), sulfito, entre outras. Estando entre os tipos mais comuns estão o açúcar refinado e o mascavo.
Dos dois tipos, o refinado é o mais comum nos lares brasileiros. Devido ao seu baixo custo, ele é bastante utilizado em bolos, doces, sorvetes e outros produtos. Porém, não é o mais adequado para o uso contínuo, sendo o açúcar mascavo menos prejudicial à saúde por não ser exposto ao processo de branqueamento, que é feito através de processos químicos.
De acordo com a nutricionista Luísa Teixeira, “o consumo de açúcares, de um modo geral, deve ser de uma porção por dia.” No caso do mascavo, ele acaba sendo mais saudável por possuir nutrientes que vão além do carboidrato simples e da glicose.
Para manter-se mais saudável e em forma, a dica do No Pátio é bem simples! Basta substituir o açúcar das receitas de doces, sobremesas e qualquer outro alimento pelo tipo mascavo.
Confira agora quatro deliciosas receitas com açúcar mascavo para fazer em casa e garantir guloseimas mais saudáveis!
1- COOKIE DE GENGIBRE COM AÇÚCAR MASCAVO
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de chá de gengibre ralado (pode aumentar, se preferir!)
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Amasse bem até formar uma massa homogênea, aqueça o forno em temperatura alta e sobre uma superfície polvilhada, abra pequenas porções finas da massa, cortando no formato em que você desejar. Coloque em uma forma untada com papel manteiga e asse-os até dourar. Os biscoitos assam bem rapidinho, portanto fique de olho!
2- BOLO DE AÇÚCAR MASCAVO COM BANANA
Ingredientes:
3- ovos (inteiros)
3 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de leite
35 gramas de óleo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal
1 ½ xícara de aveia (farelo ou flocos, pode misturar também)
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de uva passa
2 colheres de sopa de Fermento em pó
8 a 10 bananas (nanicas, cortadas em fatias)
Modo de preparo:
Bata os ovo com o açúcar mascavo no liquidificador ou batedeira por 5 minutos. Acrescente o óleo, a manteiga e o leite e bata até ficar uma mistura homogênea.
Em seguida acrescente aos poucos a farinha e a aveia e vá batendo a massa na batedeira, no liquidificar ou na mão. Acrescente o fermento (não bata muito, apenas o suficiente para o fermento se misturar a massa).
Coloque a uva passa, mexendo levemente a massa. Despeje metade da massa em uma forma (30cm) untada e cubra com as bananas cortadas em fatias
Despeje todo o resto da massa na forma e novamente cubra toda a massa com as bananas cortadas em fatias
Polvilhe com açúcar mascavo e canela, levando ao forno pré aquecido em temperatura média por cerca de 30 – 40 minutos
Pronto! Agora é só desenformar e saborear.
Ingredientes:
100 g de margarina (½ xícara de chá)
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo (½ xícara de chá)
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (200 g)3 colheres (sopa) de chocolate em pó (1/3 xícara de
chá)
Recheio de Açaí:
1 banana prata descascada e picada
100 g de polpa de açaí
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de xarope de guaraná natural
Modo de preparo:
Coloque numa batedeira 100 g de margarina e quatro colheres (sopa) de açúcar mascavo e bata bem até formar um creme fofo (+/- 5 minutos). Desligue a batedeira e adicione 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e misture até formar uma massa lisa e homogênea.
Em forminhas de empada (6,5 cm de diâmetro maior X 4 cm de diâmetro menor e 4 cm de altura) coloque a massa forrando o lado de fora e fundo de cada forminha fazendo uma camada bem fininha (0,5 cm de espessura). Coloque as forminhas viradas para baixo num assadeira e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180° C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Depois que esfriar retire a massa assada de cada forminha, coloque o recheio de sua preferência (sorvete, mouse, frutas com gelatina, creme de açaí) e sirva em seguida.
Recheio de Açaí:
Coloque no liquidificador uma banana prata descascada e picada, 100 g de polpa de açaí, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo e ½ xícara (chá) de xarope de guaraná natural e bata bem até formar um creme homogêneo. Leve ao freezer por 1 hora.
Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Ingredientes:
1 abacaxi pérola descascado
350 g de açúcar mascavo
50 ml de água
6 ovos
Meia xícara (chá) de rum
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo:
Corte duas rodelas grossas do abacaxi pérola descascadas e depois em cubinhos (+/- 250g).
Reserve. Bata o restante no liquidificador e coe. Numa panela coloque os cubinhos do abacaxi, o que já foi batido e 150g do açúcar mascavo.
Misture para dissolver e leve a panela ao fogo médio. Quando começar a ferver conte 15 minutos e desligue. Deixe esfriar!
Em outra panela faça um caramelo com o açúcar mascavo e a água, distribua somente no fundo das forminhas. Reserve! Coloque os ovos no liquidificado, o rum, a farinha de trigo e a calda de abacaxi já fria.
Bata bem e distribua em forma caramelizada. Cozinhe a forma em banho-maria em forno previamente aquecido a 220 graus durante 40 minutos. Desenforme morno e sirva gelado! .
Viu só como não precisa ser radical para cuidar do corpo e da saúde? Conta pra gente qual das receitas você preparou e se sentiu alguma diferença no sabor. O No Pátio quer saber…
Fotos: Reprodução.