Quatro dicas para conseguir o emprego dos sonhos

Comportamento|Dicas|Trabalho

Quando criança se alguém perguntasse o que você queria ser quando crescesse aposto que entre as respostas estava professora, cantora, jogador de futebol ou astronauta. Na sua cabecinha sonhadora de criança, essas profissões seriam uma forma de ter o emprego dos sonhos. Oportunidade dos seus sonhos! Será que ela existe? Algumas pessoas têm coragem para expor esses desejos. Outras sonham com isso secretamente, pois entendem que é pouca a possibilidade desse sonho se tornar real.

Mas e se pudéssemos trazer esse sonho para uma realidade palpável? Na hora de procurar um emprego novo, muitos ficam deslumbrados com a possibilidade de mudança. Outros se desesperam diante da situação, e acabam aceitando a primeira oportunidade. Para tornar a procura pelo emprego dos sonhos mais assertiva, o No Pátio lista algumas atitudes simples que podem ajudar nessa conquista. Abaixo, há quatro delas:

♦ Encare a busca por emprego como um emprego

Quem está desempregado não precisa — e não deve — necessariamente ficar ocioso, de pernas para o ar. Pelo contrário: é muito mais produtivo encarar a busca por uma oportunidade como um trabalho propriamente dito, com expediente, compromissos e reuniões. Por “expediente”, me refiro ao tempo dedicado a procurar e selecionar vagas; “compromissos” são todos os afazeres que envolvem a candidatura, como preparar currículo e carta de apresentação; “reuniões” são os contatos com colegas — o seu network — para saber como está o mercado. Separe umas horas do dia para fazer pesquisas de vagas, aprontar documentos e falar com pessoas.

-emprego dos sonhos  2

♦ Reavalie seu currículo a cada nova vaga

É comum o candidato fazer um único currículo e dispará-lo para as mais variadas vagas. Pode funcionar, sobretudo quando as vagas em questão são similares. A recomendação, contudo, é que o currículo seja revisto de acordo com os requisitos da empresa para onde ele será enviado. Imagine esta situação:

Você fez seu currículo e mandou para uma vaga aberta na empresa X. Algum tempo depois, recebeu uma resposta negativa: não foi aceito para a entrevista. Em seguida, descobre que a empresa Y tem uma oportunidade aberta. Você deseja se candidatar. Agora faça a si mesmo esta pergunta: “Vou usar o mesmo currículo — que já foi negado pela empresa X — ou, antes de tudo, devo rever se ele bate com o que a empresa Y pede, enfatizando os pontos que se encaixam com o descritivo da vaga?” Reavaliar o currículo para fazê-lo encaixar na nova vaga é o mais coerente, não?

♦ Pesquise workshops, feiras de negócios e seminários

Veja eventos na sua área de atuação ou onde possivelmente as empresas de seu interesse estarão presentes. Além de uma excelente oportunidade de conhecer contatos pessoalmente, você poderá entender melhor e mais detalhadamente os negócios e desafios das empresas que você quer se aproximar.

♦ Ensaie a entrevista de emprego

Algumas perguntas são bastante comuns em entrevistas de emprego. Por exemplo:

– “Fale um pouco de suas experiências anteriores.”
– “Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na empresa anterior?”
– “Por que você deseja trabalhar nesta empresa?”
– “Como você se vê profissionalmente daqui cinco anos?”
– “Qual foi o motivo do desligamento da empresa anterior?”

Se são questões tão comuns, não há motivo para você não ter as respostas na ponta da língua, certo? Então vale a pena se debruçar sobre elas e já pensar nas respostas. Só não vale mentir!

-emprego dos sonhos  3

Mudar de emprego, querer ser promovido e pesquisar sobre novas posições no mercado de trabalho são atitudes saudáveis e fazem parte da vida de quem olha a própria carreira com carinho. Mas para que esse exercício de crescimento profissional se concretize, é importante ter foco e estar ciente de algumas atitudes essenciais para não trocar “seis por meia dúzia”.  Afinal, com dedicação é sim possível conquistar o emprego dos sonhos, desejo comum entre profissionais de diferentes setores e cargos.

Fotos: Reprodução. 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter