Que tal compartilhar a bike?

Acontece|Fortaleza

Faz bem pra saúde, diminui a poluição do ar, melhora o trânsito e ainda faz você perder alguns quilinhos extras. Que andar de bicicleta traz inúmeros benefícios, todo mundo sabe. Então, já pensou como seria bacana poder pegar uma bicicleta emprestada e compartilhar com muitas pessoas?

O projeto de Bicicletas Compartilhadas já funciona com sucesso na cidade do Rio de Janeiro desde 2008. E seguindo esse exemplo, a Prefeitura de Fortaleza deve implantar em setembro esse sistema na cidade. O projeto – que foi apresentado na última sexta-feira, dia 25 – prevê que qualquer pessoa possa pegar uma das bicicletas nas estações de compartilhamento, bastando para isso apenas apresentar o Bilhete Único, o mesmo utilizado nos ônibus e topiques da cidade.

Projeto já funciona com sucesso em cidades como Rio de Janeiro
Projeto já funciona com sucesso em cidades como Rio de Janeiro

O sistema a ser usado em Fortaleza prevê a instalação de 40 a 60 estações com, aproximadamente, 600 bicicletas. A integração com o Bilhete Único será feita para garantir a gratuidade do transporte na primeira hora. A cada hora a mais que a bicicleta ficar com o usuário, será cobrada uma taxa de R$5, para manter o sistema.

bike_compartilhada_no_patio3

O compartilhamento de bicicletas também faz parte do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transportes (PAITT), assim como as ciclovias já implantadas e as obras na Praça Portugal que fazem parte do binário Dom Luís-Santos Dumont, que o No Pátio já falou aqui.

Agora não tem mais desculpa, é correr pra fazer o bilhete único e garantir o acesso às bikes e a uma vida muito mais saudável!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter