Você já passou um dia inteiro longe das redes sociais e a noite ficou com uma terrível sensação de estar completamente por fora do que acontece no mundo? Isso não é só com você não! Essa impressão de ficar alienado sobre o que houve de importante já ganhou até um nome em inglês: fomo (fear of missing out).
Quer entender mais sobre isso e não ser a próxima vítima? Então, acompanhe as explicações e as dicas que o No Pátio mostra agora!
Sabe quando um amigo coloca uma foto de um lugar paradisíaco onde ele está passando férias ou quando a sua colega de trabalho posta um comentário sobre aquele show simplesmente perfeito, que você sempre quis ir e não teve como? Mesmo não estando no local é possível sentir como se estivesse lá!
Quem não adora acompanhar a vida dos amigos por meio de rede sociais e, inevitavelmente, tem o gostinho de vivenciar as experiências também?! Seja no conforto da sua casa com a ajudinha dos smartphones, “amigos” inseparáveis.
Manter-se sempre atualizado sobre o que anda rolando na vida de amigos, familiares e colegas é uma missão árdua e exige muitas horas em frente ao computador! Essa avalanche de informações, atualizações e posts é muito tentadora aos olhos de quem adora uma rede social e pensa que não pode viver sem ela!
Mas, o que acontece quando você deixa de lado compromissos importantes do trabalho ou da vida pessoal por não conseguir sair um pouco do Facebook, Twitter ou Orkut? Se o mundo virtual fala mais alta que a sua vida real, é sinal de que as coisas não vão bem.
A sigla em inglês quer dizer “medo de ficar fora”. É justamente isso que as pessoas que não conseguem viver “desconectadas” passam. Mesmo que esse medo não seja de ficar por fora dos acontecimentos importantes do seu país ou do mundo, que saem nos jornais e portais reconhecidos, ele existe. As vezes, a sensação aparece por medo de não saber o que se passa com os amigos, como se em decorrência disso fosse surgir o isolamento.
Como reduzir a frustração:
– Evite ao máximo ler e-mails quando chegar em casa. Reserve esse tempo após o expediente para você e invista em atividades que não precisam de computadores e redes sociais!
– Não é nada fácil, mas tente ficar algumas horinhas do dia bem longo do Facebook ou Twitter. Você pode sim ficar um tempo sem checar seus recados, nem ver o que os amigos estão postando no momento.
– Prioridade as refeições sempre! Nada de acordar e ir correndo ligar o computador para checar os e-mails ou ver as novidades nas redes sociais. Saiba a hora certa de desligar o computador para o almoço e para as outras refeições também. Ficar muito tempo conectado, pode sim fazer com que você perca a noção de tempo.
– Reserve mais tempo a sua vida real do que a virtual! No lugar de passar horas no bate papo com amigos que você não vê há muito tempo – mas sempre mantém contato via e-mail ou redes sociais – que tal marcar um encontro em um barzinho ou um jantar?
– Realize atividades que você gostava e que sempre tinha tempo antes de ser “seduzido” pela Internet e pelas redes sociais! Curtir a família, amigos e visitar novos lugares ´são excelentes opções!
Você pode – e deve – entender e fazer partes de redes sociais! Claro, os sites de relacionamento, se usados de forma saudável, acrescentam e muito na sua vida: contato com amigos e colegas de trabalho, sem falar nos links de notícias interessantes que você encontra nas redes. Só não pode deixar de viver a sua vida fora do mundo virtual!
Fotos: Reprodução