
Muitas pessoas sonham em entrar para o livro dos recordes, o famoso Guinness Book. Porém, você já se perguntou quem é o recordista em quebrar recordes? Isso mesmo, quem é a pessoa com mais registros oficiais no livro. Você sabe? Então a gente te conta!
Ashrita Furman detém o Guinness World Record de maior número de recordes individuais simultâneos. Desde 1979, ele tenta uma façanha inimaginável: colecionar o máximo de recordes possíveis — atualmente, já ultrapassou 600 títulos estabelecidos e mantém mais de 200 em vigor.
Uma vida dedicada a quebrar recordes

Nascido Keith Furman, em 1954, no Brooklyn (EUA), Ashrita adotou esse nome anos depois, ao se tornar discípulo de Sri Chinmoy. Em sânscrito, seu nome quer dizer “protegido por Deus”. Em 1978, foi o próprio Sri Chinmoy quem incentivou Ashrita a participar de uma corrida de bicicleta que duraria 24 horas, em Nova York.
Mesmo sem treino prévio, o jovem ainda chegou em terceiro lugar na prova. Nascia ali o sentimento de que basicamente tudo era possível. Assim, em 1979, ele quebrou seu primeiro recorde: 27 000 polichinelos consecutivos. Foi o primeiro passo para uma vida dedicada a ultrapassar os próprios limites — e os do Guinness.

Desde sua infância ele tinha fascinação pelo mundo dos recordes e pelo Guinness Book em si. “Talvez o fato de eu ter nascido quatro dias após o primeiro livro do Guinness World Records ter sido concebido, em Setembro de 1954, pode ter algo a ver com isso. Esse também foi o ano em que Roger Bannister quebrou o recorde de uma milha em quatro minutos. Ou talvez foi o senso de perfeição sobre ser o melhor do mundo em alguma coisa que atraiu meu interesse. Qualquer que seja a razão, eu me lembro devorar o livro quando criança, enchendo a minha cabeça com aqueles superlativos espetaculares”, disse ele ao site da publicação.
Um recorde em cada lugar do mundo

Mais que um hobby excêntrico, os recordes de Ashrita vêm da filosofia de superação pessoal inspirada por seu mestre. Ele vê cada tentativa como uma maneira de transcender limitações mentais e corporais. Em 2009, se tornou o primeiro a deter 100 recordes Guinness simultaneamente — um marco que lhe garantiu lugar no Hall da Fama do Guinness.
Além de ser recordista em quebrar recordes, Ashrita também tem outro feito notável. Ele quebrou recordes nos sete continentes — com destaque para feitos em pontos icônicos como a Muralha da China, as Pirâmides, a Torre Eiffel e Uluru (Ayers Rock), usando desde bambolês até críquetes de bilhar. Ele também criou modalidades originais como “landrowing” (remo adaptado para andar na rua), “gluggling” (malabarismo submerso) e até uma corrida de saco contra um iaque na Mongólia.
Os recordes mais diferentões de Ashrita
- Maior distância andando com livro na cabeça: 32,18 km em Bali, mantendo o equilíbrio o tempo todo.
- Equilíbrio de ovos: 888 ovos apoiados ao mesmo tempo — resistindo por quase 12 horas.
- Milha mais rápida com livro na cabeça: 1,6 km em 8 minutos e 27 segundos, equilibrando um livro enquanto anda.
- Brinquedos de pelúcia às cegas: Pegou 18 brinquedos em apenas 30 segundos — com os olhos vendados.
- Caminhada com garrafa de leite na cabeça: Uma longa e lenta travessia de 80 milhas (cerca de 129 km) equilibrando uma garrafa — porque sucesso exige equilíbrio e paciência.
Alguém aí para tentar tirar o recorde de quebrar recordes dele?
Fotos e vídeos: Reprodução