Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o trabalho infantil, o fracasso escolar, as desigualdades sociais e a baixa renda das famílias são fatores determinantes para a evasão escolar de crianças e adolescentes.
Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Sabendo disso, os vereadores Evaldo Lima (PCdoB) e João Alfredo (PSOL) usaram o tempo da liderança do executivo, na manhã da última quarta-feira (14), para debater sobre as razões da evasão escolar e os avanços da educação na capital cearense.
Para Evaldo Lima, líder do Executivo na Câmara Municipal de Fortaleza, uma das maiores razões para a evasão é devido ao sentimento de estranhamento do estudante que chega ao quinto ano e ainda não sabe ler e escrever. Ele afirma que diante de dados oficiais, a evasão escolar em Fortaleza tem diminuído e a prova disso são os últimos números do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).
“O Distrito de Educação 2 tem 39 escolas que se submeteram ao Spaece. Cinco escolas tinham aprendizagem satisfatória. No último resultado do SPAECE, das 39 escolas, 35 tiveram aprendizagem satisfatória. Está bom, não. Somente estará bom quando todas as escolas estiverem com nível satisfatório. Mas não podemos deixar de reconhecer os avanços”, disse Evaldo.
Já João Alfredo demonstrou preocupação em relação a evasão escolar e a queda no número de matrículas na rede municipal de ensino. O parlamentar refletiu sobre as consequências da evasão, e fez menção às condições de trabalho dos profissionais de educação e à estrutura das escolas.
“Durante um ano tivemos mais de 20 mil pedidos de afastamento de profissionais para tratamento de saúde. Isso sem citar os problemas na infraestrutura das escolas, e o fechamento das bibliotecas e laboratórios de informática. Tudo isso reflete na queda de matrículas e na evasão escolar”, frisou o parlamentar.
Quanto aos dados de evasão escolar, João informou que em 2014, houve mais de 21 mil matrículas, e desse número apenas seis mil alunos permaneceram nas escolas. “Esse é um dado que precisa ser analisado, pois a gestão precisa saber qual o motivo da evasão.”
O Poder Público deve melhorar salários de professores, oferecer capacitação e treinamento, assim como proporcionar um ambiente com uma estrutura melhor para alunos e educadores. Mas, será que isso basta para resolver o problema da evasão escolar? O que mais você acredita que precisa ser feito?
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