Atenção, mulherada! O No Pátio traz uma novidade quente para quem quer perder uns quilinhos e ficar linda para o verão 2012! A semente da planta Salvia hispânica, pertencente a mesma família da hortelã é originária do México e no passado era parte obrigatória da dieta dos astecas. Hoje, a chia voltou com tudo para proporcionar inúmeros benefícios!
Para quem quer dar uma turbinada no bom humor, nada melhor do que inserir esta semente, que ajuda a manter a saúde cardíaca na sua dieta. Rica em ômega 3, a semente traz uma super vantagem: ela combate o mau humor! Para quem quer viver de bem com a vida, nada melhor que isso! Um grupo de estudantes da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, fez parte de uma pesquisa, onde deveriam ingerir a chia na deita. Os resultados foram excelentes! 20% deles apresentação redução no nível de ansiedade.
A presença de muitos nutrientes é grande diferencial dessa semente hiper procurada! Fibras para ajudar a regular o intestino e ao coração a bater mais forte são encontradas na chia. Dentre os estudantes que participaram da pesquisa, e que eram diabético e consumiram 40g da semente, tiveram redução da pressão arterial!
Mas, os benefícios da chia não acabam por aí não! Você ainda pode encontrar antioxidantes, cálcio, ferro e magnésio na composição da semente. Só para você ter noção, a chia tem 15 vezes mais magnésio que o brócolis, seis vezes mais cálcio que o leite integral e quase nove vezes a quantidade existente de ômega 3 no salmão. Pontos positivos de sobra para convencer você a acrescentar a chia na dieta é a melhor atitude!
Sabe aquelas gordurinhas extras? A chia é super recomendada para quem quer perder peso e entrar em forma! Com o verão chegando, então! Três táticas excelentes são: comer a semente antes das refeições, colocar dentro da água e tomar vários copos por dia e sempre que for a academia, antes, coma uma boa porção de chia.
Ah! Vale lembrar que pessoas com a síndrome do intestino irritável só devem consumir a chia sob recomendação médica! Fora esse caso, o consumo da semente não tem contraindicações. No início, uma colher de sopa já é o suficiente. Depois aumente a quantidade para duas colheres. Para não enjoar, acrescente a chia em saladas ou moídas em aveia com flocos ou cereais. Uma boa ideia é mistura-la a farinha de fazer bolo, biscoitos e pães. A semente pode ser conservada por até dois anos em recipiente fechado.
Receitinha de mingau hiperproteico
Ingredientes:
– ½ xíc. (chá) de whey protein (proteína do soro do leite)
– ½ xíc. (chá) de aveia em flocos
– 2 col. (sopa) de sementes de chia
– 1 copo de 200 ml de água
– ½ banana picada ou ½ maçã sem casca picada
– Canela em pó a gosto
Modo de fazer:
Misture a whey protein com a aveia em flocos e a chia com os 200 ml de água. Depois leve ao fogo baixo e mexa durante de 5 minutos. Apague o fogo e espere amornar por 1 minuto. Coloque um pouco de canela em pó. Uma boa dica é servir com banana ou a maçã!
Essa receitinha é super leve, tem apenas 390 calorias! Sendo, 51g de proteínas e 24 de carboidratos e 10 de gordura. E aí, vai experimentar?
Fotos: Reprodução