Pesquisa confirma que pessoas de bom humor estão mais propensas a ter boas ideias
Quer se sentir mais criativo imediatamente? Veja esse vídeo!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HttF5HVYtlQ[/youtube]
Um estudo recente, publicado no jornal científico Psychological Science, liderado pela pesquisadora Ruby Nadler, revela que quem assiste cenas hilárias são mais criativos e flexíveis! A equipe mostrou a algumas pessoas vídeos negativos, neutros e positivos. O negativo era uma notícia sobre terremotos na China. O neutro, um trecho do seriado britânico Antiques Roadshow. O positivo; o bebê que você acabou de ver gargalhar.
Depois de assisti-los, os sujeitos tinham de identificar padrões em um jogo. Quem obteve melhores resultados, como você pode imaginar, foi o fulano que viu o bebê dar risadas. “Basicamente, o bom humor parece aumentar a criatividade para resolver problemas”, escreveu a pesquisadora em um comunicado. “Se há um projeto que você quer que seja inovador, estar de bom humor pode ajudá-lo a conseguir isso”, completou.
É o que psicólogos chamam de flexibilidade cognitiva, a habilidade de pegar informações antigas e adaptá-las a um novo contexto. Um jogador de xadrez com essa capacidade consegue mudar a própria estratégia depois de ver alguns movimentos do adversário. Rir de si mesmo ou de um bebê também faz com que o corpo libere dopamina, um neurotransmissor que, para o cérebro, representa uma espécie de recompensa. A pessoa fica menos crítica com as próprias ideias, o que a permite ter novas.
Foto e vídeo: Reprodução/GQ Brasil