Quem nunca se encantou, ou mesmo se admirou ao ver as imagens submersas do Titanic? O “navio que nem Deus poderia afundar” e que acabou naufragando em sua viagem inaugural, sempre povoou a mente de muita gente. E após o lançamento do clássico filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, a embarcação se popularizou ainda mais. No entanto, o sonho que muitos tinham de visitar o Titanic desvaneceu após um submarino que levava um grupo de turistas desaparecer no mar. Então, para não correr esse risco, que tal conhecer o local do naufrágio sem nem sair de casa?
Nas plataformas de streaming existem diversos documentários sobre o Titanic, seu naufrágio e imagens de seus destroços. No entanto, no Discovery+ e na HBO Max, na AppleTV+ e no Prime Video há um especial que conta com ninguém menos do que James Cameron – diretor do filme Titanic, de 1997. Lançado em 2022 e intitulado Titanic: No Coração do Naufrágio, a produção retorna ao local dos destroços do navio munidos de dois robôs submarinos que entram no que restou da embarcação revelando detalhes impressionantes até então nunca vistos pelo público.
Submarino desaparece ao visitar o Titanic
Sempre existem quelas pessoas que podem pagar por qualquer excentricidade que queira, certo? E um grupo de bilionários pagaram para participar de um tour experimental no oceano para visitar o Titanic. Uma empresa norte-americana chamada OceanGate oferecia expedições para turistas que quisessem visitar o navio naufragado. E tudo isso a bordo de um submarino. No último final de semana, um grupo que fazia o passeio perdeu o contato com a superfície e se encontra desaparecido no fundo do mar desde então.
Vale destacar que visitar o Titanic não era nada barato. Cada assento no submarino de águas profundas custa cerca de US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão). Para vocês terem uma ideia, o valor é equivalente a uma passagem de primeira classe justamente na viagem inaugural do navio – isso ajustada pela inflação, claro….
Descoberto há 34 anos, vale lembrar que os destroços do Titanic estão a mais de 3 mil metros de profundidade, no oceano Atlântico. E a aproximadamente 600 quilômetros da costa leste do Canadá. Para chegar a uma profundidade como essa, a OceanGate providenciou um pequeno submarino feito em fibra de carbono e titânio. A capacidade é para apenas cinco turistas. Nesse tour pelo Titanic, além dos passageiros e do piloto, estava a bordo também um cientista que explicava os fenômenos ocorridos no navio. A expedição submarina deveria durar entre 10 e 12 horas.
E aí, teria coragem de ficar tanto tempo submerso, admirando as belezas de um dos mais famosos naufrágios do mundo? Ou melhor visitar o navio sem sair de casa mesmo?
Fotos: Reprodução